terça-feira, 2 de novembro de 2010

  • O SOCRATISMO — COMBATER A DEPRESSÃO COM DEPRESSÃO
Portugal está deprimido. A depressão passou de demográfica a existencialismo social; a depressão colectiva. Em cada mãe encontraremos uma filha de Sylvia Plath, um desespero mudo que olha para um Governo surdo que não vê que a cada dia que passa dá aos cidadãos em Portugal uma Sexta-feira negra. As circunstâncias são difíceis, mas não deveriam ser. Quem se lembra da aprovação do último Orçamento Geral do Estado sabe(rá) bem do que estou a dizer.

Existe uma diferença entre política e políticas. O Governo de José Sócrates não deixa o povo esquecer isso. Retirar e diminuir o abono de família — estrangulando, ainda mais, muitas famílias — é uma dessas lembranças. E só não aumentou o IVA de produtos fundamentais para as famílias, nomeadamente das que têm crianças, porque o PSD não deixou (as motivações de Passos Coelho e do PSD não vêm ao caso). E que o Governo aumentar a taxa da natalidade… combater a depressão demográfica. Que contra senso!

Esta política de aflitos não está com nada. A técnica de combater o fogo com fogo não é aplicável às ciências sociais, e muito menos nas políticas sociais. Combater depressão com depressão é coisa néscia. Que Deus no ajude!, pois este Governo não parece estar a sê-lo por Ele. E, mais Eduardo Catroga… Não!

Porque não? É um rio de más águas, como são os frutos que hoje comemos por si regados no último Governo de Aníbal Cavaco Silva. A memória...

Sem comentários: