segunda-feira, 24 de outubro de 2011

  • DIÁLOGO DE QUOTIDIANAS PRADO E SUA SOMBRA

Fugi a vida toda dos ditadores;
por vezes até os perseguia na esquina dos verbos.
Hoje, senti-me livre no pensamento
e pergunto-te ó espelho:
— Estou livre dos ditadores?

Ele não responde; afinal os espelhos não falam…
Mas oiço uma voz dentro de mim,
e fala como se fosse o espelho ou a Helena de Eurípedes:
— Não, não estás Quotidianas.
— Não estou!?
— Não, resta um último ditador.
— Onde está ele? Quero matá-lo,
e vou usar a arcana tortura dos cinco cavalos!
— Está aí, é o teu próximo…
— Como se chama, o ditador ó Zoe?…
— O ditador, és tu.
E saí a correr, a procura de Tu.
Sou Ricardo III sem cavalo; mas sou feliz
pois lá vem o Apocalipse emprestar-me os seus.
Eu agarrarei a cabeça do ditador,
e não mais haverá ditadores no Mundo.
------Virgílio Brandão
24-10-2011

Sem comentários: