domingo, 31 de julho de 2011


  • O PAI INCOMPETENTE OU A INCOMPETÊNCIA DE LIMA, SEGUNDO JANIRA HOPFFER ALMADA
Segundo a Ministra Janira Hopffer Almada, Aristides Lima não foi escolhido pelo PAICV para ser candidato presidencial por falta de competência, porque «não tem competência». Mas, agora pergunto: falhar na identificação da competência não é, em si mesma, falta de competência? Pergunto isto pelas seguintes razões: Aristides Lima não foi, durante 10 anos, Presidente da Assembleia Nacional, e substituto constitucional do Presidente da República? Mas, então, o PAICV colocou um incompetente nesse lugar? (Aristides Lima substitui, inclusive, Pires Pires como Presidente sempre que este se encontrou impedido.) Será por causa disso que não há água e luz no país? Será por causa disso que temos uma educação «melhor que os Estados Unidos da América?»? Será por causa disso que importamos quase tudo (salva-nos beleza, música, mar e ar!)? Será por causa disso que o país é a cada dia mais violento e inseguro? Será por causa disso que a justiça é uma injustiça pegada? Será por isso que os ministros trocam de pasta como de camisa, para tudo ficar na mesma, sem melhoria que se veja? Será por isso o país estava blindado à crise? Será por isso que... (quer que continue? Oh!... olhe para a formiga.)

Uma pergunta ocorre-me: Como é que a Ministra da Juventude terá olhado nos olhos do PAI depois de ter gritado ao Mundo que ele, o pai biológico e moral (David Hopffer Almada, ex-candidato a candidato presidencial preterido pelo Conselho Nacional do PAICV) e o outro, o pai político (o PAICV, que caucionou Aristides Lima na Assembleia Nacional por 10 anos), são incompetentes? Como? Espero que tenha tido consciência do que disse (o país, ao que parece, não percebeu o que foi dito pela jovem Ministra no comício).

A política, e o discurso político tem os seus limites. Não vale tudo; não pode valer tudo. Chamar o até cerca de um mês Presidente da Assembleia Nacional, e o próprio pai de incompetentes... é um exemplo extraordinariamente belo para a Juventude cabo-verdiana; não é? E quem nos garante, agora, que o seu candidato é competente para ser Presidente da República? Será (i) quem tem escolhido os (in)competentes para gerir o País, ou serão as obras feitas com dinheiros caidos do céu? Aplicar dinheiro em estradas e portos (obras programadas há mais de 50 anos!) não é guardar a Constituição. E Basílio Mosso Ramos, actual Presidente da Assembleia Nacional, é também incompetente? É que foi escolhido pelas mesmas pessoas que indicaram Aristides Lima para Presidente da Assembleia Nacional...

4 comentários:

mrvadaz disse...

Bem, gostaria que as suas perguntas fossem feitas(estariam a batucar as suas cabeças) por aqueles jovens que, mesmo vivendo na penúria e miséria, estavam a gritar histericamente viva, viva...

Gostaria que os jovens tivessem a consciência de que são chamados só nas épocas das eleições, ou seja, só voltarão a ouvir a Janira daqui a 4 ou em 2012 nas autárquicas(dizem que ela será o adversário do Ulisses).

P.S. Houve um lapso no nome dela, a gaja é uma boa tagarela e pelos vistos, eles gostam das tagarelice.

Virgilio Brandao disse...

Obrigado, Mrvadaz.
Pensar custa, acho...
Abraço fraterno

da caps disse...

Xi..
a bocê dá uns paulada..

Anónimo disse...

Simplesmente fulminante!!!....