domingo, 4 de setembro de 2011

O CAMINHO
                                            Jussit Amor; contra quis ferat arma deos? — Tibulo.

Das memórias da minha infância

escuto conselhos estranhos
quando já raramente vejo os meus sonhos
ao meio dia.
Uma delas, a que ficava sentada na Matiota
ao fim das tardes a escutar os magos de terra-longe
e a Sibila renascida no Mindelo

a aprender como se tece o coração de Deus,
vem dizer-me com o horizonte de jade das andorinhas
fêmeas das montanhas que amaram Li Po:
Onde há uma vontade há um um caminho.
E então o meu coração cede às palavras gentis,
olho para a beleza como é
e recordo-me que amar é a única forma
de sobreviver à eternidade
para quem falha Deus e o génio.

--- 02-09-2011
Virgílio Brandão

Imagem: Aviator, pipe by Alexander Ponomarchuk

Sem comentários: