quarta-feira, 28 de setembro de 2011

  • O HOMEM QUE NÃO QUER SER PRESIDENTE
Vladimir Putin pode(rá) dizer sem pejo que o Presidente Medvedev é um verdadeiro amigo. Guarda-lhe a presidência para contornar os impedimentos constitucionais, e abre-lhe, agora, as portas para retornar à Presidência, ao desejado lugar no Krelim. Mais do que estar convencido que Vladimir Putin é o melhor homem da Rússia – e nutrir por ele, ao que parece, um amor fundo e prestar-lhe uma vassalagem de fidelidade canina –, sabe que, na verdade, é um produto da Rússia de Putin. E nesta, ele – não importa se tem o nomem de Presidente – é um mero peão do jogo do Tzar da Rússia democrática. E, como gratidão, Vladimir Putin cederá o lugar de Primeiro Ministro da Russia ao agora Presidente Medvedev.

E povo, perante esta fraterna partilha dos poderes, o que diz? Para começar, viu, ontem, as cerimónias do funus de Aristides Maria Pereira e, por artes de Rasputin, procura extrair a essência da sapiência democrática do povo das ilhas hesperitanas, a alma da pessoa arquipélago. Coisa estranha esta, logo no povo que mais admiro na Europa; pela sua cultura e resiliência e particular ética existencial e consciência do belo.

A Rússia - é bom que o saibamos - é uma democracia, mas não é um Estado de Direito democrático; e, por paradoxo, o equilíbrio global momentâneo reside neste facto. A natureza diz-nos que o medo é maior que os princípios. E a política, como já nos ensinava Vitória e Jean Bodin, emana da natureza…por vezes da natureza do dinheiro, como parece agora que escrevo este texto e escuto o Debate do Estado da União Europeia no Parlamento Europeu.

Imagem: Presidente Medvedev e Primeiro Ministro Vladimir Putin

1 comentário:

Anónimo disse...

Que caixinha de surpresas! Admirar o povo russo nao passaria pela cabeça de um homem normal! Mas que povo? O de Dostoievsky, o de um czar qualquer, o de Tolstoi, o de Maiakovsky ou o povo russo que a gente vê na TV?

Mas antes disso a Russia é Europa? Ha muitos europeus ocidentais (a maioria) que pensam que nao! Eu também! O russo nao tem nada de europeu, mesmo esse de Moscovo e de Pietersburgo, quanto mais agora aquele dos confins das estepes montanhosas!
Tem a certeza que conhece o russo para admira-lo? OU é o russo dos livros?

Eu conheci, convivi com russos em varios paises, e a impressao que tenho que é um povo rustico, bruto, tirano, bêbado, animal, primitivo! O retrato que alias o proprio Dostoievsky faz do seu povo!