domingo, 23 de outubro de 2011

  • MUAMMAR AL QATHAFI E O TPI
As últimas palavras de Qathafi foram: — «O que foi que te fiz?» Antes de ser espancado, de forma a configurar tortura no plano do Direito Penal Internacional. Sob tortura, age como um guerreiro para esconder a dor, grita (com uma coragem e consciência da sua mensagem para o Mundo e para a História): — «Allah Akbar — Deus é grande».

Um paradoxo, pois acaba de nascer um martir da revolução africana, tendo a «democracia» como algoz. A história deste momento não merecia uma situação desta; nem o início nem o desfecho desta crise Líbia.

Estamos, no caso da morte de Muammar Qathafi, perante um crime de guerra e que cai sob a alçada do Tribunal Penal Internacional. Onde estão, agora, as Convenções de Genebra sobre o Direito da Guerra e o Estatuto do TPI? Estou certo que a ONU, os EUA e a Europa irão arranjar uma forma airosa de poupar o Conselho de Transição da Líbia e evitar que sejam levados a julgamento. Sim, o que irá fazer o TPI, perante factos tão flagrantes? Emitir mandatos de detenção contra os insurrectos que mataram o Líder da Revolução Líbia e têm mais de 7.000 pessoas em prisões, sem culpa forma e cujo destino pode, a qualquer momento, ser o de Qathafi? Espero que, em consonância com outros casos, como o de Jean-Pierre Bemba a ser julgado em Haya, o dinheiro de Muammar Qathafi ou da Líbia nos Bancos europeus (nomeadamente em Portugal) não seja entregue a estes homicidas sob o pretexto de «pertencer ao povo Líbio», e fique caucionado para indeminzar a família de Qathafi e de outros igualmente torturados e mortos desta forma tão bárbara.

As provas deste crime inudaram a rede; mas serão censuradas até deixarem de existir. Mas Alah Akbar, sim. E Deus é o Scientiarum; não há outro. Mas justiça de Deus, esse é ele que faz. Até esta morte é – como o fora a de Nino Vieira –, para mim, uma prova de que não somente Deus é grande como está atento. Agora, objectivamente falando: quero ver o do TPI a agir. Quero ver o Procurador Moreno-Ocampo ir a correr a emitir um mandato internacional contra esses criminosos que se dizem «libertadores» do povo Líbio e que deveriam executar o mandato do TPI.

Não executaram o mandato de detenção, executram o homem; um prisioneiro de guerra. E agora, Moreno-Ocampo? E agora, TPI? A lei é para todos. Este é mais um teste para o TPI, que tem, em verdade, falhado tantos. As mesmas razões (acrescidas de outras mais gravosas e provadas) que o TPI invocou para mandar prender Muammar Qathafi procedem em relação a muitos outros líderes internacionais — de George W. Bush a Tony Blair que fizeram uma guerra criminosa e à margem do Direiro Internacional contra o Iraque.

Mas quem ouve o Procurador Moreno-Ocampo percebe — naturalmente e sem grande esforço — que se está perante um político e não perante um homem de uma estrutura judicial. Isto não é a melhor forma de começar um Domingo; mesmo com um furacão dentro de mim, ainda que ausente.

3 comentários:

mrvadaz disse...

Meu caro,

Duvido que a TPI ou, mesmo a sociedade, um dia possam ouvir a tua prece simplesmente porque somos hipócritas.

Veja o caso do teu vídeo no post em baixo. É um dos exemplos do que acontece neste mundo. Por isso, recuso-me de ver as ceremónias e outras lavagens cerebrais como os directos dos 11 de Setembros desde 2011. É claro que lamento a morte dos inocentes naquela tragédia mas Allah Akbar.

Anónimo disse...

Quem tirou com bazooka contra um povo?

Ariane Morais-abreu disse...

De acordo contigo Virgilio !! Além da indignaçao (palavra na moda) senti muita tristeza porque este assassinato anuncia algo muito ruim para os Africanos e o nosso continente no futuro... Alias as comunicaçoes sociais dos paises (en tête de liste la France, fora alguns artigos como no jornal La Croix)) que sustentaram a ingerência da NATO e a mise en scène do CNT contaram muitas mentiras sobre os ditos ataques de Kadhafi durante a dita "revoluçao". Ja estao acostumados em agir nas nossas terras como querem sem qualquer travao, quanto menos com um CNT islamista e desorganizado. Muita hipocrisia sim ! Também condenavel... Mas o pior é constatar o retrocesso da historia e assistir a recolonizaçao da Libia por interesses (criminais) que nada têm a ver com as aspiraçoes dos Libianos!! Certamente vao querer eliminar os filhos e familiares para que a veracidade dos factos nunca ser divulgada. Kadhafi conhecia os pontos fracos e segredos dos que acabam de o matar... Gostaria saber qual foi a reaçao de Nelson Mandela depois deste assassinato?!!