terça-feira, 27 de julho de 2010

  • O TABACO E O ESTADO HIPÓCRITA
A ADECO solicita a contribuição dos cidadãos cabo-verdianos para a discussão da lei sobre o tabaco em Cabo verde. Fica o ante-projecto de futura proposta de lei a ser submetida à Assembleia Nacional, para quem se interessar e desejar se pronunciar. 

Li o texto, e interessa-me. Agora, vou ficar em silêncio – o tempo não me permite muito mais do que isso: gosto da minha liberdade, de fumar. Admito naturais restrições, nomeadamente os imanentes ao meu direito (do prazer, não!) de fumar mas a verdade é que, como se fôssemos mondrongos apêndices lá vem mais uma lei que não irá ajudar em nada a vida económica nacional e muito menos a qualidade de vida dos cabo-verdianos.

E se fizéssemos de vez o que se tem em mente com a tal “Parceria especial” com a União Europeia? Isto é, fazemos, de vez – em vez de ser às mijinhas e meio à socapa – a «convergência» com as leis europeias e damos uma folga maior aos deputados da nação que assim podem descansar as mãos e dizem yes! só uma única vez.

Conseguiremos, de algum modo, ser originais em alguma coisa? Coélet terá razão, mas ao menos poderemos deixar esse mau hábito de andar nus de ideias e ter alguma criatividade, algum wit nacional – mesmo no que é necessário? Porqué que o esatdo não é corajoso o suficiente para tomar as medidas que sejam verdadeiramente adequadas a prevenir e a fazer diminuir o consumo do tabaco, e deixe de se enriquecer á custa de um produto que considera nocivo? Como se qualifica quem beneficia com o mal alheio? Pois é… esse é o estado hipócrita em que estamos, e o Estado hipócrita que temos!

Anexo: Ante-projecto de futura proposta de lei sobre o tabaco

1 comentário:

Anónimo disse...

E que tal se todos os fumegantes deixassem de fumar. Dir-me-ias, utopia, meu caro! não é? mas dela vivemos, um pouco. Tens razão o(s) Estado(s)enriquecem-se a expensas deste nocivo vício e isso é perverso, obviamente. Que fazer? Bom se Maomé não vai à montanha, então que a montanha vá ao encontro de Maomé! Deixem de fumar, teríamos menos poluição na via pública e em alguns sítios privados/caseiros, melhor saúde para todos e acabaríamos de vez com a hipocrisia estatal.
Big Drops.