sexta-feira, 30 de abril de 2010

  • AS MULHERES NO IRÃO E OS PERIGOS DA MODERNIDADE ALIENADA
Nada é garantido neste mundo. Que o digam as mulheres do Irão. Na foto que acompanha este escrito, vemos uma Doña (dizem-me ser Sofia Loren) num Jornal do Irão, no tempo do Xã Reza Pahlevi… isso foi antes dos Estados Unidos da América e o Reino Unido, por razões meramente estratégicas, deixarem cair o Xã e entregar o poder ao Ayatollah Khomenei.

Hoje, essas mesmas nações condenam as atrocidades cometidas pelo regime político instaurado por este: uma pretensa teocracia islâmica radical que é uma afronta à humanidade e aos valores comuns à modernidade da mesma. É legítimo a censura ao regime brutal de Mahmoud Ahmadinejad, mas não é menos censurável a não assunção das responsabilidades históricas na tragédia humana que o povo iraniano vive. E não é esta responsabilidade uma culpa que morrerá solteira… com tantos amantes, morrerá com epíteto de adúltera congénita.

No que concerne às mulheres, e segundo o Ayatollah Khomenei, o islão «devolveu a identidade às mulheres»; isto é: a sharia, o shador, a burqa… Exemplar! Um case study da história contemporânea. Nada deve ser tido como adquirido, os perigos para a democracia existem; tanto como os demais que a sociedade aberta enfrenta e que pode, a todo o momento, fazê-la colapsar, como aconteceu com o Irão de Reza Pahlevi. Uma visão alienada e utilitarista da modernidade e do exercício do poder político colocou e coloca em perigo, não somente os valores comuns da humanidade — a «civilização do Amor» —, mas a própria humanidade como espécie biológica.

A plantação política de Shadam Hussein foi resolvida à custa do que se sabe: de milhares e milhares de vidas, além da moralidade e ética políticas elementares. O que custará a plantação iraniana? Para as mulheres, custa-lhes tudo: a sua dignidade, a sua liberdade de serem o que podem e querem ser como pessoas. É que, digam o que disserem os Ayatollahs, não existe identidade sem liberdade de querer, de escolher, de dizer… «eu não vou por aí!»

Sem comentários: