terça-feira, 25 de janeiro de 2011

  • OS BLACK OUTS DE CABO VERDE. A VERDADE DA MENTIRA DA SABOTAGEM
Quem fala a verdade? O Governo ou os relatórios da ELECTRA desde, pelo menos, 2004? Estamos perante uma mentira descarada e demagógica do Governo ou de uma falsificação de Relatórios (fiscalizados pelo Governo!) da ELECTRA e por um sabotador que, para fazer tanto, será um semi-deus ou o super-homem cabo-verdiano? Não vou emprestar o meu tempo à resposta...

Vou publicar aqui os dados da ELECTRA sobre black outs (Apagões) em Cabo Verde desde de 2004 até 2009 (2010 só seguiu a tendência de aumento gradual dos apagões, depois da expulsão dos investidores estrangeiros da EDP/ADP). Qual é a razão dos apagões? Os relatórios da ELECTRA dizem… de forma clara e repetida, todos os anos!

E porque não foi resolvido o problema? – perguntar-me-á. A resposta é simples e evidente e todos a inferem: incompetência do Governo que não fez o que deveria: prestar atenção nos Relatórios da ELECTRA, e agir. Pelo menos desde a segunda metade do primeiro mandato do PAICV que José Maria Neves e o Governo sabem das razões dos black outs (apagões) em todo o território cabo-verdiano. Todos os anos os Relatórios dizem o mesmo, sobre as causas dos apagões:
                      «Este fenómeno deveu-se a avarias sistemáticas nos grupos da base do  sistema electroprodutor.»

Mas o Governo não agiu. O problema está identificado há muito: pelo menos 6 (seis) anos. E agora vem o Governo vitimar-se, nas vésperas das eleições!, com pretensa sabotagem? Ah, velho truque! Give me a break, please. Mas o Mundo já não terra adormecida, e Cabo Verde não é terra de gente cega para não conseguir ler e perceber que a única sabotagem que existe no Estado da ELECTRA e no Estado de Cabo Verde tem um nome: incompetência!

A única explicação plausível, para eu poder acreditar que não estamos perante um plano maquiavélico do PAICV e do Governo em sede de marketing eleitoral, é a de que o Governo não leu os Relatórios da ELECTRA nos últimos anos. E então Pergunto: O Governo leu ou não leu os Relatórios da ELECTRA a dizer quais são as causas dos apagões? Deixem em paz os inocentes, o tempo dos ordálios – assim como os gongons e as capotonas acabaram com a luz eléctrica – teve um fim definitivo com o Estado de Direito Democrático. |


RELATÓRIOS DA ELECTRA: OS APAGÕES DE 2004 A 2009 
 APAGÕES 2004-2005
___________
APAGÕES 2005-2006
__________

APAGÕES 2008-2009
__________

 APAGÕES 2006-2007
______________

APAGÕES 2008-2009

7 comentários:

Anónimo disse...

Virgílio,
O governo não disse que todos os apagões se derivavam da sabotagem, mas que alguns, realmente, foram sabotagens. E não me parece nada de contraditório, nem truque para se armar em vitima. Desde que haja provas de sabotagem, não vejo nenhum problema quanto aos relatórios da electra. No tribunal há muitos "relatórios" e "provas", que depois são desmentidos, como foi o caso que aconteceu nos E.U.A, recentemente, onde um inocente foi condenado a 75 anos de prisão. Há muito tempo que corria o rumor de sabotagem aqui em Cabo Verde, pena é estares longe daqui para constatares in locu muita coisa. Coisas estranhas, mesmo! Sempre que havia coisas importantes na TV, apagão! Já era estranho isso tudo. Que se faça averiguação e se apure a verdade, enfim.
G. Marquez.

Anónimo disse...

E ainda dizes que não tomas partido? Give me a Break!

Anónimo disse...

Pelos vistos, o Zemas andava preocupado com as "Obras" sem concurso público e não teve tempo para ler os Relatórios da Electra

Virgilio Brandao disse...

Desde quando afirmar um facto objectivo é tomar partido?

E se tomar? Não tenho direito a escolher entre a situação presente e o futuro alternativo? Ser imparcial não é sinónimo de incapacidade de escolha, não é nutrir o silêncio perante a afronta e não agir em prol do que consideramos o bom e o justo.

Prefere o meu silêncio. Prefere que, neste caso em concreto, siga o coro que diz que é sabotagem o que todos podem ver que não é, que é incúria. Pois é: se membros das estruturas sociais da ELECTRA – nomeadamente do Conselho Fiscal – não tivessem outras funções na Administração do Estado talvez o Governo fosse capaz de ver o que todos podem ver.

You give me a break! A liberdade é só para si, é? Eu – porque faço uns rabiscos aqui e li – não a tenho, é? Eu, como cidadão, tomo posição. Há muito que a tomo. E se faa das eleições, também a tomei. E é pública. Se não a conhece, problema seu. Mas nestes dias irá ler, de forma mais clara, a minha posição. É que não tenho medo de dizer o que penso.

Abraço fraterno

Anónimo disse...

Eu havia jurado jamais fazer comentários a esses absurdos mas o imperativo me exige, pois como caboverdiano exijo que nao me tratem nem a mim e nem aos meus patricions de estúpido e alertar pelo perigo que existe em pormos em causa a nossa democracia, a liberdade de expressao e pensamento e sobretudo o direito do cidadao. Isso vem a propósito desses blá blás em torno da suposta sabotagem. Explanando melhor gostaria de tecer o seguinte:1. o problema da má prestaçao de serviços por parte de electra é um facto e há mais de 9 anos e em quase todas as ilhas. 2. Existindo a sabotagem, o que nao acredito por um minuto, isso quer dizer que estamos perante um Governo incompetente que nao soube detectar esse problema e neutralizar os prevaricadores permitindo que actuassem em anos consecutivos. 3. Cabo Verde é dotado de mecanismos judiciais que, supostamente deviam ser funcionais, para fazer prevalecer a ordem, detectar os privaricadores e puni-los de forma exemplar. Logo ninguém está acima da lei e gozar de imunidade para julgar pessoas na praça publica. 4. O princípio de inocencia até prova contrário está contemplado no nosso sistema judicial e na nossa constiuiçao. Logo ninguém mais ninguém deve gozar do previlégio de acusar alguém sem provas cuja a validade terá que ser endorsada pelo sistema judicial. 5. O princípio de contradiório nao é beness de alguns mas sim o direito de todo cidadao. Logo, nem os homens do paicv e nem a semana tem o direito de julgar e condenar sem ouvir a outra parte. Porque nao ouviram ainda as pessoas supostamente envolvidas? 6. O Santos, pessoa idonea, integra e que recebeu do berço os ensinamentos exemplares e sempre soube ter uma postura de um cidadao coerente jamais usou a palavra sabotagem e nem condenou os seus colaboradores. Bem haja o Administrador Santos que soube passar esses valores aos seus filhos. Espero que o Eng nao embarque nessas trafulhices. 7. Fazer juizo se houve ou nao sabotagem é algo de alçada de alguem que entenda da engenharia electrotécnica. Quem somos nós, os zemarias, ruis, etc para pronunciar sorbe algo que nao entendemos? Porque nao deixar que os especialistas pronunciem se houve ou nao e se ha evidencia de sabotagem? 8. O julgamento já está feito.

Anónimo disse...

A semelhança ao que aconteceu em relaçao a morte do nosso saudoso Renato, arranjou-se uns badius boxerus. E que tal se se provar que nao houve sabotagem? Vai-se indeminizar a esses homens? Duvido porque em relaçao ao badiu boxer nada aconteceu ao Estado. 9. Gente, acusaçao é gravíssima e sem fundamentos. Ela nao veio do Ze ninguem. Veio das autoridades. Veio das instituiçoes do Governo. Isso quer dizer que a esses devem ser imputadas responsabilidades pelas consequencias. 10. Imaginem que alguém resolva atacar as pessoas em causa cuja a dignidade profissional e de cidadania foram postas em causa? Imaginem que se chega a via de facto de matar um desses fulanos ou membros da família deles? De quem é a reponsabilidade? E imaginem que em retalhaçao simpatizantes e solidários para com esses fulanos reagem também com violencia? De quem é a responsabilidade? Meus amigos violencia gera violencia e eu já assisti muitas guerras surgindo num mero conflito de água. POR ISSO PENSO QUE É HORA DE PARARMOS E REFLECTIRMOS SOBRE AS IMPLICAÇOES. NAO PODEMOS, EM NOME DE POLITIQUICE ESVAZIAR O PODER DAS AUTORIDADES CONSTITUCIONALMENTE ESTABELECIDAS. NAO PODEMOS POR EM CAUSA O DIREITO DO CIDADAO A JUSTICA, AO BENEFICIO DE DUVIDAS E A PROVA DO CONTRADITORIO. Agora um ultimo conselho: 1. O Zezito das Nuvens resolveu organizar manifestaçoes contra instituiçoes do Estado. Acho bem e plausível. 2. Vamos a desobediencia civil generalizada contra o Governo e liderado pelo Zezito. 3. Comecemos com electra porque nao nos deu nem agua e nem luz de qualidade. 4, Passemos por cada um dos Ministérios: Justica pk nao soube defender o direito do cidadao. Interior pk deixou os Thugs tomar conta do pais. finanças pk endividou o país até ao pescoço. educaço pk pos o sistema educativo de rasto. saude pk exibiu incompetencia generalizada e, finalmente vamos ao Palacio da Varzea durante o qual o Zezito fará um discurso de mea culpa

Anónimo disse...

Porquê so agora?!!!!

E o apagao de hoje, foi gongon ou katxorróna?!!!

O que sei é que ele escreveu:

http://www.youtube.com/watch?v=FisdJw1GRbc