terça-feira, 11 de maio de 2010

  • A SAÚDE DE CESÁRIA ÉVORA
Cesária Évora foi submetida a uma intervenção cirúrgica ao coração, em Paris. O seu estado merece cuidados, pela natureza da cirurgia, mas encontra-se bem — pelas notícias que se sabe até ao momento. 20 concertos em pouco mais de 3 meses, para uma pessoa com idade de Cesária Évora é excessivo, principalmente se se tiver em consideração a sua idade, o seu actual estado de saúde – que já vem se revelando debilitado — e o jet leg inerente às viagens intercontinentais. Que se recupere depressa, e continue a encantar-nos com a sua voz e a levar o nome de Cabo Verde a todos os cantos do Mundo.

O que pergunto é: terá tido um parecer médico para ter uma "carga de trabalhos" de tal ordem como são, em média, seis concertos por mês em vários continentes? Não sou médico, mas parece-me que no actual estado de saúde da Cesária Évora, uma tournée com tantos concertos era de todo dispensável. Bom seria que se tivesse em consideração de que existem coisas mais importantes na vida do que rechear a conta bancária, seja de quem for, ou promover seja o que for. A voz da Cesária Évora, assim como a do Bana, são cultura viva da nação cabo-verdiana, e deveriam ser preservadas e não sujeitas a riscos desnecessários para a sua saúde. A vida é tão preciosa, e tão frágil…

Fica uma lista dos espectáculos cancelados para se ter uma ideia do esforço a que Cesária Évora tinha, ainda (depois de passar por Lisboa e Paris), de se submeter nos próximos meses:
15/05: Bucharest, Romania
16/05: Lausanne, Switzerland
18/05: Istanbul, Turkey
20/05: Brussels, Belgium
22/05: Bydgoszcz, Poland
24/05: Helsinki, Finland
21/06: Bursa, Turkey
24/06: Washington DC, USA
25/06: New York, USA
26/06: Boston, USA
28/06: Toronto, Canada
30/06: Montreal, Canada
05/07: Rome, Italy
10 & 11/07: Shanghai, China
15/07: Olympia, Greece
16/07: Athens, Greece
21/07: Hammamet, Tunisia
23/07: Brive-la-Gaillarde, France
25/07: Mhze, France
27/08: Belem, Brazil

8 comentários:

Pedro Gonçalves disse...

xiça,
Cesária na espetáculos ta moda Rosa Mota qond el ganhá maratona!!

Pa um amdjer k teve um AVC tem pôc temp, el tita parcem más um máqna de fazé dnher do ke um artista ke divia ser protegid

Virgilio Brandao disse...

Pedro,
essa comparação a Rosa Mota... is funny.

A Cize de deveria continuar a ter a sua actividade, mas não a este ritmo! Se for por sua vontade, alguém tem de dizer-lhe que é um caminho suicida; se for por imposição contratual, alguém de tem de dizer a alguém que isso é uma acção homicida, com dolo eventual. E ter consciência disso é bom para todos...

Abraço fraterno

Ariane Morais-Abreu disse...

"On achève bien les chevaux", dizia Steinbeck em outros tempos de crise e maratona!! Paramos a hipocrisia e falamos sem travao: exploraçao intensiva de uma escrava dos tempos actuais... e o pior é saber que o negreiro é o proprio negrinho esbranquinhadu da terra !! Sera que fatalidade e maldiçao existem?!!! A cupidez do produtor José da Silva (nao da cantora)autojustifica tao imoral nao assistência a pessoa em perigo de morte. As leis do capital pisam alegramente e sem vergonha os pes da Cindirella mindelense "fichada, izulada num gaiola cor di prata"... pisam com a bençao dos manhentos e dos complacentes. Em conclusao, se fizermos a suma dos concertos constatamos que a nossa "salariada" Cesaria teria apenas um mes de descanso no verao 2010. Sera que o ritmo infernal destas tournées respeita no minimo o codigo laborial francês? Duvido seriamente disso como da preservaçao e defesa dos direitos da cantora.

Virgilio Brandao disse...

Mon Cher Ariane,
sempre acutilante! :-)
mas o queres dizer com essa de "asalariada", ó minha amiga?

huummm...

Virgilio Brandao disse...

Ah, seja qual for a situação da Cessária... ela tem de diminuir o ritmo de trabalho. :-)

DaJe disse...

Eu bem que gostava de a ver aqui em Lausanne... Mas a saude, evidentemente, esta em primeiro lugar. Ela precisa de tomar bem conta de si.
Linda voz....

Virgilio Brandao disse...

DaJe,
há que ter paciência que um dia destes ela vai aí. E quando for, conta-me sobre isso.
:-)

Ariane Morais-Abreu disse...

Virgilio nao mudei de sexo!! Ma... au féminin.

Estou surpreendida em ver que afinal ninguém se interessa realmente pela situaçao laborial (e humana) da Cesaria, nem os incultos, nem os especialistas. Sera que Cesaria tem advogado proprio para discutir as clausas do seu contrato com o produtor-manager-editor (é como champo: 3 na 1 = cumulaçao ilegal aqui em França)? Todos se contentam em pensar que ela ganha muito muito muito dinheiro e que tem algo para dizer sobre o infernal calendario das tournées!! Laissez-moi rire e nao sejam assim tao credulos perante a desinformaçao da produçao Lusafrica. Cesaria ja passou por dois desentupimentos antes deste e a lei dos numeros em materia de AVC nao perdoa!! Sobretudo que escolha tem a Cesaria no que diz respeito ao seu ritmo de trabalho?!! Ela nao tem escolha porque nunca podera ir contra... nao sera preciso explicar os motivos desta mulher, cantora e mae. Quem sabe realmente pelo que passa a Cesaria que é tratada pelos vistos igual a uma vulgar asalariada, nao como a artista vedeta que enriqueceu o seu produtor.
Tud gente kre tapa olho ma es caso Cesaria é um lastima, um retrocesso pa defesa dos direitos de um artista cv ki ta trabalha na strangeiro (França em particular), quanto mais porque ela é explorada pa um individuo cupido ki tem em considerason so dinheiro e se proveito pessoal, nao musica, nao arte e menos ainda um Cesaria. No para de pensa que Lusafrica/Harmonia tem contribuido pa desenvolvimento de mercado musical na CV, pa desabrochamento de artistas, antes pelo contrario ele fitcha musicos e interpretos num gaiola de iluson e explorason sem manha, sem limite, sem futuro... No pode observa "carreira" a posteriori de alguns musicos que passaram pelas garras da dupla Lusafrica/Harmonia!! Uma catastrofe que começa com o Paulino Vieira. Se Cv era mas corajosos e menos gananciosos, es Jose da Silva tinha mute menos corda, ele ta fazeba mute menos abuso e destrago. Cesaria tita sofre sozinha, e tud gente kre sabe quando ela ta regressa na palco. Que egoismo !! Mim um ta spera que pelo menos Cesaria ta passa meses e one de convalescência pamode ela ka é mula de seja qual produtor de merda, armado em sabichon e big boss...

Cher Virgilio, obrigada pela definiçao de "acutilante", sabes sou uma franco...