terça-feira, 26 de outubro de 2010

  • O VALOR DA VIDA E O INPS
As pessoas estão primeiro, ou não?

O menino na imagem, Lucas Guilherme de seu nome, precisa de ser operado com urgência em Portugal. Tem uma doença rara, e o tempo corre, hora a hora, minuto a minuto, contra a sua vida. O Hospital D. Estefânia em Lisboa espera pela sua chegada a Portugal a fim de submetê-lo aos tratamentos necessários. Mas encontra-se retido em Cabo verde, a espera de decisões burocráticas!

O Ministro da Saúde despachou (Refª. 1464/DGRHA/2010) no sentido de ser evacuado para Lisboa, e desde o dia 4 de Outubro que a família espera, com o coração nas mãos, que o INPS dê luz verde para o Lucas viajar em direcção à esperança. E pergunto:

Mas será que essa gente que toma as decisões não tem coração?

Mas será que essa gente que tomas decisões não sabe o que é urgente?

Mas será que essa gente que tomas decisões não sabe o que é sofrer, o que vale a saúde, a vida — em particular a de uma criança que não pode esperar pelo tempo do INPS — de um ser humano e o sofrimento dos que ama e o amam?

Sei que o INPS e os seus responsáveis têm muito que fazer, mas será que o assoberbamento é assim tanto que não pode tirar um pouquinho de tempo para salvar uma vida que não pode ser salva em Cabo Verde?

A vida está acima de tudo! — ou será que não está?

O Lucas não quer ir para nenhum lar luxuoso em Portugal, não! Só quer ter a esperança de curar, que Cabo Verde não lhe pode dar em seu território, de viver, de chegar a ser homem. Será pedir muito, ou as flores da revolução já não são dignas de serem regadas, cuidadas, cultivadas. Penso que sim, o INPS, certamente, também pensa assim; e só prioridades maiores do que a vida do Lucas Guilherme justificarão, de todo, o atraso na decisão de enviar de imediato a Portugal.

Cabo Verde não é somente os milhões que se discute (hoje) na Assembleia Nacional em torno da ELECTRA e da energia em geral! Cabo Verde também é o Lucas Guilherme! Salve-se o Lucas, pois as pessoas são a maior energia do nosso amado país. |

Imagem: Lucas Guilherme

Sem comentários: