sexta-feira, 27 de agosto de 2010

  • AGAPE

«Amei-te tanto, mas tanto
que depois de ti a minha alma fendeu-se
e incrustou-se ao meu coração
como as marcas das margens do ribeiro violento
que corre para alimentar a mãe.

Fiquei estragado para o amor,
fétido como uma couve podre à quinta-essência.
Desenraizado como pinheiro no deserto,
poupei toda a água do mundo
e todas as horas das madrugadas sem ti
até chegar onde não sei enterrar o teu nome,
o meu amor…
essa coisa funda, abissal
como a raia dos nove círculos de Dante
que enche cada recanto de mim...»
— dizia o bardo cego, sem olhos
arrancados à raiz de raivoso desejo
de não ver ninguém mais do que Ela...

Coxeia pelas bermas da vida
arrastando um caixão de rosas de inverno
com o nome dEla encriptado
pelas lágrimas inominadas que chorastes
nos meus olhos.

E tu? Nunca foste escandalizado pelo amor
que crucifica?
--- Lisboa, 26-08-2010
Virgílio Brandão
Imagem: Gallows-bird, Alexey Lobur

4 comentários:

Tina disse...

Ah! Que nunca o Amor
total e avassalador
se aposse do meu ser...
A vida
é jardim colorido
é perfume suave.
Não me roubes a Alma
Amor que o resto destrói!

Virgilio Brandao disse...

Ah, Tina! Gratia plena. :-)

Anónimo disse...

L'Amour le Vrai est une chose Rare qui ne court pas les rues, on cherche veinement à se l'approprier, mais il nous échappe à chaque fois.
C'est pourquoi, il blesse, il égratigne, il peut tuer parfois. Demain est un autre jour, et quand on le vit, on le goûte, on apprend à l'apprivoiser pour ne pas qu'il s'échappe. Pourtant, il peut être doux, beau et on renaît alors, petit à petit. Alors le Grand Amour existe-t il? ou c'est tout simplement un voeu, une chimère...?

Virgilio Brandao disse...

Anónimo de 27 de Ago de 2010 20:55:00:
As perguntas lembram-me uma canção de Joe Dassin - Et Si Tu N`Existais Pas...

De todo o modo, a Scarlet O'Hara tem razão, sim. :-)