sexta-feira, 13 de agosto de 2010

  • A REALIDADE E A SOLTUTRA VERBORREICA EM CABO VERDE
Ouvindo responsáveis políticos em Cabo Verde a falarem, ontem, sobre a juventude, fiquei com uma dúvida instrumental: a realidade se engana ou está esquizofrénica? É que só pode! E, para piorar, há quem não consiga fazer o diagnóstico da realidade… e temos uma soltura verborreica de contornos incontroláveis, mas uma juventude que não se engana; uma juventude que quer mais, que sabe que merece mais e melhor.

O que me lembra a história de um homem que, há uns anos, foi ao médico – estava aflitíssimo! Chegando ao Hospital, contorcendo-se de dores, o médico perguntou-lhe:

— O que o Senhor tem?
— Oh, Senhor doutor! Tenho três males…
— Três males!?...
— Sim, Senhor doutor, sim…
— Ah, sim. E que males são? Pode me dizer?
— Oh, Senhor doutor! Tenho diarreia, soltura e caganeira.

O médico não resistiu, e deu uma gargalhada!, para embaraço do utente. Fez uma breve vistoria ao doente, passou-lhe uma receita e mando-lhe tomar os comprimidos prescritos três vezes por dia. O homem saiu do Hospital contente, esperançoso, pois o seu calvário de três males ia acabar. Passou na Farmácia Nena, na esquina da Rua de Lisboa, no Mindelo, e pediu ao empregado farmacêutico para aviar-lhe a receita e que lhe desse um copo com água pois queria tomar um dos comprimidos; ali mesmo.

Ao ver o copo com água e o comprimido o homem começou a chorar – para espanto do funcionário da farmácia que não percebia porque o cliente chorava e contorcia-se de dores e olhava para o comprimido com espanto: castanho esverdeado e com os ditos CIBA-GEIGY gravados. Antes de ir ao hospital já tinha auto-administrado, nas últimas 24 horas, vários comprimidos iguais, exactamente iguais… e acabava de gastar os seus últimos escudos neles.

Imagem: Terra, Milo Manara

Sem comentários: