sexta-feira, 8 de outubro de 2010

| A LUTA PELO PROGRESSO DE CABO VERDE: ADRIANO DUARTE SILVA E AMÍLCAR CABRAL

Ouvi na RCV, no programa Directo ao Ponto,  a posição do Dr. Júlio Correia sobre a demolição da casa que foi de Adriano Duarte Silva no Mindelo… e da sua referência à deposição do busto do mesmo depois da Independência e da sua posterior reposição no local: em frente ao Liceu Gil Eanes, estabelecimento de ensino que o mesmo foi um dos promotores. Por maioria de razão, a casa deste defensor das ilhas de Cabo Verde, nomeadamente do seu desenvolvimento social, económico e humano num período particularmente difícil não deveria ser reconstruída, ainda mais neste tempo de aprendizagem da democracia?

É pena que a nossa gente, nomeadamente a política, não tenha a consciência histórica bastante para perceber que a acção de Adriano Duarte Silva como representante de Cabo Verde no Parlamento português do Estado Novo foi, era e é uma luta análoga àquela que Amílcar Cabral e demais companheiros se lançariam rumo à Independência: «Nós enfrentamos o problema não só da libertação mas também do progresso do nosso povo (Amílcar Cabral, Unidade e Luta, VII). E este progresso é, ainda, o grande desafio de Cabo Verde. E poucos cidadãos — para não dizer nenhum…— fizerem tanto, pela sua acção individual, por Cabo Verde como Adriano Duarte Silva.

Adriano Duarte Silva foi o político precursor da ideia de um Cabo Verde desenvolvido, com estruturas bastantes para o povo das ilhas viver dignamente. E no Liceu do Mindelo, pelo qual Adriano Duarte Silva lutou para S. Vicente, estudou Amílcar Cabral; este que se tornou, para muitos, uma espécie de eucalipto da memória dos homens de bem da história de Cabo Verde. O devir social não acontece por geração espontânea: muitos deixaram as sementes para o progresso de Cabo Verde. Mas parece que as obras que fazem em Cabo Verde, sejam elas o que forem, não tem fundações…

A luta de Amílcar Cabral e a de Adriano Duarte Silva eram a mesma luta: a luta pelo progresso de Cabo Verde! O momento histórico e a matriz politica e social dominante os diferencia, assim como a forma de luta: um usou a arma, outro o trivium e a diplomacia. Sobre os resultados da acção de Adriano Duarte Silva se tem hoje os portos do Mindelo e de S. Antão, e uma geração de homens e mulheres que honram a pátria cabo-verdiana, inclusive Amílcar Cabral. Ironia das ironias seria o Ministro que mandou demolir a casa de tão ilustre e resiliente cabo-verdiano tivesse estudado no Liceu Gil Eanes… que tivesse beneficiado do progresso que Adriano Duarte Silva lutou para Cabo Verde. |

2 comentários:

Nita Faria disse...

Virgílio,
Como filha natural de `Soncente`, dói-me profundamente na Alma saber
que o que deveria ser deveras NOSSO ... patrimónios de valor Histórico que devem ser conservados sao pura e simplesmente demolidos numa atitude Bestial e isso para inconformidade de muitos sensatos e bom-pensantes, estes e nós, que acredito AMAM-AMAMOS a sua-nossa terra e sua História.
Que haja mais quem Grite contra essas bestialidades pois, por este andar qualquer dia serao outros prédios a serem demolidos a bel-prazer, má/fé ou represálias de quem quer, pode e manda.
A MINHA DESCONFIANCA da boa governacao AUMENTA aceleradamente.
Que queremos, de factum, do nosso país? Os votos nas urnas, depois das promessas, que finalidade teêm? Será que existe RESPEITO pela `RESPública"?
Sera'que as coisas boas em S. Vicente sao preteridas, apenas por nosso Soncente ser tao-somente Enteada?

Que a Luz seja lampada para nossos caminhos e a VERDADE venha rapidamente à tona Agora e no Futuro.

dias bons
Anita.

Ariane Morais-abreu disse...

O que significa "progresso" para esta gente que pretende governar Cabo Verde desda independência? Deflorestaçao das mentes e das ilhas, mentira feita verdade nos jornais internacionais, construçao de estradas e aeroportos por todos os cantinhos, predios em béton, violaçao do meio ambiente, imposturas de toda as especies na politica e nas artes, tribalismo e corrupçao sem manha... Nao, nao entenderam as macacagens que Amilcar é continuaçao de Adriano!!! Pergunto agora quem é continuaçao de Amilcar???