segunda-feira, 4 de outubro de 2010

| O ORGULHO NACIONAL E A MANIA DAS COMPARAÇÕES
‎"Não tenham dúvidas, o jovem que sai do Liceu Amílcar Cabral, vai aos Estados Unidos tem mais e melhor preparação que os jovens que saiem do High School nos Estados Unidos da América" — José Maria Neves, Primeiro Ministro de Cabo Verde dixit. Não conheço o resto das declarações; pois o Primeiro Ministro poderia estar a citar as palavras de alguém... de algum iluminado doutorado em sistemas de Educação.

Como disse um antigo (mais ou menos): «Graças a Deus existe os Estados Unidos da América, senão Cabo Verde mandaria no Mundo.» Estamos quase a chegar lá… começamos pela Educação; pois temos um Ensino Secundário de excelência; menos para o Senegal, é claro! Num silogismo simplíssimo: Cabo Verde tem um sistema educativo, ao nível do ensino secundário, pior do que o Senegal e melhor que os Estados Unidos da América. Somos piores que o terceiro Mundo, mas melhores que o país mais desenvolvido do Mundo. A mania das comparações só pode dar nisto: no absurdo. Como diria o José Vilhena: Sem Palavras; isso para não dizer outra coisa – i.e., pornográfico!

---- AUDIO: Declaração do Primeiro Ministro José Maria Neves

5 comentários:

José Fortes Lopes disse...

Francamente Virgílio o ridículo naquela terra já não tem limite.
Este senhor não toma cuidado com aquilo que ele diz. Não faço mais comentários

Tchale Figueira disse...

Caro Virgilio: Esta bacorada do J.M.Neves lembra-me aquele fusco em Boa Vista... no dia dos festejos da ilha; dia 4 de Julho, andou pelas ruas de Sal-Rei gritando: HOJE, DÔS PISÓDE FAZÊ ÓNE! MERCA E BUBISTA!!!!

Abraço

Virgilio Brandao disse...

No Comments... José?

Tchalé: lol....
E lembra-me a mim o Priapo de Alberti (que referiste em cima) a dizer:
"Tudo cai
quando o galo do homem se levanta".

Abraço fraterno

Anónimo disse...

No comment mas adorei a tua analise!
Não estou a conseguir me identificar, mas pronto

Ariane Morais-abreu disse...

Quando kel hominha ta abri boca ou ta sai merduna ou ta entra moscona!! Cada vez kel bem pra li em visita as comunidades, so lixeira ta sai de se garganta. Kel primer vez kum uvil ta fala, snhor deturpa e corrompe por completo pensamentu de Katchas, parafraseando o Bulimundo : dja nu brancu dja! Devera, Santa Catarina ka é Plateau... Em julho des one, na Camara municipal de Saint Denis, José Maria Neves consigui afirma de boca cheia frente a um grande maioria de simpatizantes credulos que MAL de Cabo Verde ta bem d'emigrason!!! Latosinho d'gaita e d'merda (um ta assumi)ki ka ta assumi ele ses complexus e "refoulement". Se "decima primeira ilha" começa ta devolve tud maldade pa tras e liberta de preconceitos des guentinhas, kuza pode vra ruim mesmu pa CV!!! Podes crer.