sábado, 18 de setembro de 2010

  • AS CONSEQUÊNCIAS DOS PRAZERES E A NUDEZ
Era para ler, esta noite, um discurso. À janela, nu como nasci! fumo e oiço Pachebel, Bach, Chopin e Ravel. O antes de nascer deve ter sido assim: a alma em orgasmo, reclamando a beleza como pão. Mas a beleza, e o prazer, têm o seu custo! E num momento de distracção meu secreto cachimbo Peterson queimou

Há uns anos, quando pregava o Evangelho e tinha alguns prazeres como pecados (ler Os Lusíadas ou fumar), diria que foi por nutrir por momentos um pensamento análogo à verborreia entusiástica de Herodes que causou esta perda intempestiva. Mas não, foi somente juntar demasiados prazeres ao mesmo tempo; e não atentar num conselho de doce (Mas não é que o conselho de colocar mel ou açúcar pilé no cachimbo fazia sentido? Tudo o que é virgem dá trabalho.).

E penso, à guisa da pena teclar: “E se tivesse, agora, Nossa Senhora d’boca v’rôd pa tchom à espera, o que aconteceria?” Provavelmente não teria deixado o meu cachimbo queimar… Ah, o entusiasmo! O entusiasmo é irracional, desejo sem rédeas. Aquecê-lo demais, não ter curado devidamente da sua virgindade deu nisso; nisto: morte queimada de cachimbo.

“Cachimbo queimado é como ejaculação precoce diante do ser amado!” — diz-me o meu poeta. Só posso sorrir, como dizia Epicteto. Volto à janela, nu. Nu como a minha mãe me trouxe ao Mundo. Fumo um ducados, neste momento um inesperado sucedáneo de prazer: un cigarillo negro como Yo.

E escuto Liu Fang… deixando o discurso Mamadou Dia sobre a democracia segundo a via africana para logo. A nudez é libertadora, uma espécie de doce e necessária verduga: mostra o que somos de verdade; principalmente para nós mesmos.

Imagem: A Arte e a Literatura, Bouguereau

2 comentários:

Nita Faria disse...

"Virgílio,
E se aparecesse por aí alguma formiga acarretada com uma máquina de filmar?

Que belo vídeo !!! nudez... janela aberta ...cachimbo queimado...sucedâneo (ducados) - e tudo isso acompanhado de música clássica e concerteza espreitavas o luar não? Um verdadeiro Mar de Paz e serenidade.
bom domingo.
beijo

Virgilio Brandao disse...

lol
Espreitava, mas não a via...
:-)