sexta-feira, 14 de agosto de 2009

  • A VISTA DE CLINTON A CABO VERDE E A BOA GOVERNAÇÃO

Chegou a Cabo Verde, como quem chega para um momento de descanso depois de uma longa caminhada e com poucas expectativas políticas pelo pouco tempo que iria estar no país — assim pesavam muitos (em particular os que, em terras lusas, tentaram desvalorizar a visita). Deixando de lado os resultados que daí possam advir, uma coisa resulta clara: José Maria Neves recebeu a maior massagem ao seu ego político que poderia esperar.

«O Presidente Obama e eu dizemos: sim, é possível a boa governação em África. Olhem para Cabo Verde» — disse Hillary Clinton, em Conferência de Imprensa conjunta com o Primeiro Ministro, José Maria Neves, na ilha do Sal. E José Maria Neves deve ter-se sentido no céu dos políticos ao ouvir Clinton assegurar: — «Em todos os países por onde passei havia aspectos positivos e outros negativos. Aqui, a lista dos positivos é maior do que a dos negativos. O que ouvi é música para os meus ouvidos», explicou. Para José Maria neves, foi sinfonia angélica… em particular porque a Secretária de Estado norte-americana criticou muitos países por causa da corrupção – como a Nigéria e o Quénia – ou os direitos humanos, como o Zimbabué. Mas deveria não só ter ouvido, mas visto...

José Maria Neves ganhou uma aliada de peso para o seu discurso da boa governação, e a oposição um problema considerável. Ou será que não, que isto pode ser mote bastante para a Comissão politica Regional do PAICV deixar Isaura Gomes e a CâmaraMunicipal de S. Vicente me paz? Não creio, mas enfim… politics. O que dirá Jorge Santos? José Sócrates, please!, mas please: fale com o José Maria Neves! Afinal, como dizes, os americanos é que sabem.

Imagem: Hillary Clinton na Nigéria

Sem comentários: