quinta-feira, 27 de março de 2008

~ Olympia, Edouard Manet (1863) ~
  • JOGOS OLIMPICOS E DIREITOS HUMANOS, CLARO

Voltou o fantasma do boicote para assombrar os Jogos Olímpicos.
Nicolas Sarkozy, Presidente de França, já avisou a China: é uma possibilidade… A Comissão da União Europeia e os Estados Unidos pensam nos atletas e nos prejuízos que os mesmos sofreriam se houvesse um boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim.

E os interesses do povo do Tibete? E os Direitos humanos dos tibetanos, onde ficam? É claro que ser morto, espancado, preso e limitado nas liberdades não são prejuízos relevantes diante dos interesses dos atletas; ah, não!

É que, é claro, a União Europeia e os Estados Unidos da América não têm nenhum interesse na realização ou não dos jogos para quererem influenciar o seu sucesso ou não; sim, isto é claro – como as águas do Rio Trancão.

E os atletas? E se os atletas resolvessem boicotar os jogos Olímpicos por verem os seus semelhantes sujeitos a atrocidades? Será que os seus países (não) os iriam punir? Atletas unidos pelos direitos humanos? Ah, sonha, sonha coração – pois o dos atletas está na glória não no homem espezinhado e violentado. A final isso acontece todos dias e os jogos são an apportunity of a life time – não é?

Ah, quem não se lembra das ameaças chinesas aquando da viagem do Dalai Lama aos Estados Unidos da América? Liberty está de cócoras? Parece…

A questão é de ordem política, económica, dos interesses dos atletas ou de direitos humanos? Deverão esses interesses e tudo o mais sujeitos a ponderação? A meu ver sim; pois é tudo isso. Mas os meus olhos vêem sofrimento e são por isso viciados no juízo – assim como quem vê a economia chinesa o é.

É, a Olympia vai mesmo nua… – claro.

Sem comentários: