domingo, 30 de março de 2008

  • Em vias de extinção. Daqui a alguns anos só se verá em fotos. Esta pode bem ser uma criola nascida no Mindelo ou na Boavista... Em breve poderá passar por lá para colocar os seus ovos e deixar descendência. Vai deixá-la ir parar ao prato de alguém?

  • TERRA-LONGE

Aqui, perdido, distante
das realidades que apenas sonhei,
cansado pela febre do mais-além,
suponho
minha mãe a embalar-me,
eu, pequenino, zangado pelo sono que não vinha.

"Ai, não montes tal cavalinho,
tal cavalinho vai terra-longe,
terra longe tem gente-gentio,
gente-gentio come gente."

À doce toada
meu sono caía e manso
da boca de minha mãe;

"Cala cala meu menino,
terra-longe tem gente-gentio
gente-gentio come gente."

Depois vieram os anos,
e, com eles, tantas saudades!...
Hoje, lá no fundo gritam: vai!
Mas a voz da minha mãe,
a gemer de mansinho
cantigas da minha infância,
aconselha ao filho amado:

"Terra-longe tem gente-gentio,
gente-gentio come gente."

Terra-longe! Terra-longe!...
– Oh mãe que me embalaste!
– Oh meu querer bipartido!
Pedro Corsino Azevedo

Sem comentários: