quinta-feira, 25 de setembro de 2008

  • DATAS E LUGARES
É estranha, essa coisa das datas. A da batalha de Blenheim, Höchstädt – Alemanha, acontece exactamente no 21 de Março 1799, último dia da primavera (ou primeiro dia do último verão, se que se quiser) do século das luzes.

Ontem a noite, analisando o bilhete de identidade e a assinatura do infame Adolfo Hitler, verifiquei que o vil ser nasceu no mesmo dia (em anos diferentes, é claro) que uma querida amiga mindelense e pensei que, certamente, os astros e/ou a astrologia não poderiam ter gerado seres tão diferentes. Prova o que prova. Ou será que eu é que estarei errado e os deuses, do Olimpo a Valhalla, passando pelo Eliseu e Shamaym, têm, às vezes, medidas draconianas? Ou será que tal acontece quando os deuses não se entendem sobre o dia do Ragnarök?
.
Que Heimdall seja o meu anjo da guarda! E que guarde o meu sobrinho que, sem ter nada e ver com essas coisas, está a preparar-se para ir para o teatro de guerra no Afeganistão. Dever de homem militar e destino de crioulo! Quando é que deixaremos de ter de procurar terra-longe e de parir filhos para construir e proteger outras terras?
.
Será que em 5 de Julho de 1975 gritamos alea jacta est e não atravessámos, ainda, o Rubicão? O que sei é que as coisas falam por si e a realidade, como o algodão, não engana! Como diziam os antigos: sic transit gloria mundi.
.
  • Imagem: Batalha de Blenheim, Höchstädt, Alemanha (21.03.1799)

Sem comentários: