terça-feira, 16 de setembro de 2008

  • O POLICIAMENTO DA CIDADE DA PRAIA
O Governo anunciou que irá reforçar o policiamento da cidade da Praia com a Polícia Militar. É uma boa medida, pois a cidade – e outras, como o Mindelo – não pode continuar a sofrer a onda de criminalidade que vem sofrendo desde há já alguns anos. É caso para dizer «mais vale tarde do que nunca».

Não pode é ser uma medida meramente paliativa, mas sim sustentada no tempo. Ademais a Polícia militar precisa de estar ocupada e existe para servir a sociedade cabo-verdiana, pois a razão de ser da existência de um corpo militar no país é quase um devaneio histórico e quase uma desnecessidade no quadro militar das nações na actualidade.

Não existe nenhuma razão social de força que obste a que os militares não possas cumprir com as funções de polícia de polícia segurança, principalmente nas zonas problemáticas da cidade da Praia. Na verdade, os militares deveriam exercer função de polícia e não as tradicionais – que é praticamente uma formalidade e com utilidade social quase nula. Por agora vamos ver como é que o Governo irá gerir essa situação e como será feita a articulação com a polícia nacional.

É uma boa decisão do Governo e a Ministra da Defesa, Cristina Fontes, toma uma decisão «de quem as tem no sítio» – diria um amigo. Espero que a coragem dê para ir mais longe, pois não só devemos maximizar os nossos recursos como o país agradece.
.
  • Luis Royo, Archer girl in water

Sem comentários: