sábado, 23 de maio de 2009

  • PAI UNIVERSALIS

Para os que se interessam por questões políticas, cá fica este comunicado do Sector do PAICV em França (editado como recebido, na forma e conteúdo). Interessante… Ah, um passarinho, aliás vários, me disseram que o Presidente do JPAI, de passagem da viagem à França, iria inaugurar o sistema de emissão de Certidões de Registo Criminal on line da Embaixada de Cabo em Lisboa (o sistema que já tinha sido inaugurado – e que é uma mais valia para a comunidade, diga-se an passant), aproveitando para ter reuniões análogas aos que teve em Paris. Tudo na normalidade – pensar-se-á na terra. O que a oposição tem a dizer disso? Vou ficar à espera, mas a reacção será um tanto ou quanto extemporrânea.

Imagens: A reunião comemorativa do 10 Anos das mulheres PAICV de Paris
***

Comemorações do X Aniversário do Sector de França encerradas em grande!

As comemorações do X Aniversário da criação do Sector do PAICV de França foram encerradas com chave de ouro, numa sessão que decorreu do início da tarde de Domingo, 17, até por volta das 21h00 no Centro “Robert Lavargne” de Asnieres. O Salão transbordava de gente provinda dos quatro cantos de Paris e de outras cidades, os assentos não chegaram pela enchente e muitos assistiram de pé. Um clima de muita amizade e de convívio fraternal perdurou até o fim. O programa não poderia ter sido melhor: um mix de comunicações de interesse para a comunidade, asseguradas pelo Ministro de Estado e da Saúde, Basílio Ramos, sobre “Os Desafios de Cabo Verde” e pelo Embaixador,. José Duarte, sobre o Acordo de Mobilidade com França, no quadro da Parceria Especial Cabo Verde/União Europeia, com um breve historial da criação e evolução do Sector do PAICV em França, apresentada pela dinâmica 1ª Secretária do Sector, Etelvina Teque e um programa cultural riquíssimo com intérpretes de qualidade invejável.
.
Cantoras e cantores, conjunto musical, que presentearam o público com interpretações abarcando quase todos os géneros musicais cabo-verdianos e com alto nível de desempenho. Na dança, o batuku e uma coreografia dos géneros tradicionais estilizados fizeram o gozo dos espectadores. Claro, com todos esses ingredientes, muitos deram gosto ao pé num baile animado que, em festa de kriolu é impossível faltar.

Mas todo o conteúdo do programa das comemorações primou pela qualidade. A componente política contou com um encontro entre a delegação da Direcção Nacional do PAICV, chefiada pelo seu Secretário-Geral Dr. Basílio Ramos e o Conselho do Sector de França e militantes de base, bem como as delegações dos Sectores de Itália, Holanda e Portugal, chefiadas pelos respectivos primeiros secretários; Um encontro de jovens com o Presidente da JPAI, Nuías Silva; um encontro de mulheres, onde se empossou a Secretária do Sector para as Mulheres, Fernanda Semedo, presidida pela Secretária Nacional das Mulheres do PAICV, Joanilda Alves.
.
A componente política contou, ainda, com duas reuniões da delegação cabo-verdiana, desta feita chefiada pelo Coordenador do PAICV na Europa, Mário Matos, realizadas com um delegação do Partido Socialista Francês, presidida pelo Chefe de Departamento de África, Thomas Melonions e com representantes da Direcção da reputada Fundação “Jean Jaurès”, Anne-Chatarine Franc do Secretariado Nacional do PSF e Alexandre Minet do Departamento de África da FJJ, onde foram passados em revista os laços de amizade, solidariedade e cooperação entre o PAICV e o PSF, ambos partidos da Internacional Socialista, e se assentaram medidas para o reforço dessas relações que serão formalizadas aquando da próxima visita de uma delegação do PSF a Cabo Verde a convite do PAICV.

É de se realçar que, como habitualmente e fazendo jus às excelentes relações entre o PAICV e o PSF, o Sector de França contou com apoio do PSF nestas comemorações. Os encontros políticos decorreram, todos, nas sedes do PSF e da Fundação “Jean Jaurès”.

O Deputado da Nação, eleito pelo Círculo Eleitoral da Europa e Resto Mundo, Manuel Monteiro, tomou parte activa nas comemorações, tendo sido lembrado, também, como um dos fundadores do Sector do PAICV em França, juntamente com Orlando Livramento, Sérgio Sanches, Francisco Santos, Annie Lacerda, e muitos outros.
.
Para além da sessão pública de encerramento do Programa, realizou-se, ainda, um encontro com a comunidade em Creil, na manhã de 17 de Maio, presidido pelo Ministro de Estado e da Saúde, Dr. Basílio Ramos, onde foram levantadas várias questões respeitantes à actual realidade em Cabo Verde e na diáspora.

Sem dúvida que o Sector de França, a sua Direcção e os militantes e amigos do PAICV, estão de parabéns. Foi esse o sentimento de todos os que participaram nesses eventos.
***

4 comentários:

Joshua disse...

Um passarinho, aliás vários, disseram-me que não seria na embaixada onde o serviço já funciona, mas numa Loja do Cidadão perto da tua casa onde o serviço entrou em funcionamento na passada sexta-feira..

Virgilio Brandao disse...

Joshua, as coisas que tu sabes...

Já agora, diz-me: houve festa inaugura aí, como da outra vez, com Ministro, Embaixadador & Co. ou não?

:-)

Joshua disse...

A resposta é sim...como da outra vez...só que com algumas caras novas da parte de Cabo Verde...
:)

Virgilio Brandao disse...

Gracias pela reportagem! Eh, eh... :-)