sábado, 21 de junho de 2008

  • PRAÇA DE SÃO FRANCISCO EM S. CRISTOVÃO À BEIRA DE TER PATRIMÓNIO MUNDIAL

A Praça de São Francisco, de São Cristóvão, Sergipe, uma das cidades mais antigas do Brasil, está na lista dos 34 lugares submetidas à UNESCO com o pedido de reconhecimento como património Mundial.

Património Nacional do Brazil, a Praça de São Francisco é um local que mantém os traços das suas origens históricas – a colonização portuguesa (o seu nome vem de Cristóvão de Barros, português que fundou a cidade em 1590) –, preservando desde a arquitectura tipicamente lusitana dos séculos XVII e XVIII às ruas em pedras basalticas como em (ainda) algumas ruas de Lisboa antiga ou em Évora.

A arquitectura da cidade não é muito diferente da existente nos espaços urbanos de Cabo Verde – cujos espaços sofreram atentados culturais inominámeis nas últimas duas décadas –, como se pode ver pelas fotos anexas.

A UNESCO, na decidirá se esta cidade da lusofonia fará parte dos lugares considerados Património Mundial ao nível cultural, o que acontecerá entre os dias 2 a 10 de Julho na cidade canadiana do Québec.

Os cabo-verdianos estarão a torcer pelos irmãos de S. Cristóvão, esperando ver o seu património reconhecido e mais conhecido pelo Mundo. E ficamos, nós os cabo-verdianos, à espera de ver na próxima lista da UNESCO o nome da Cidade Velha, Praia. Sendo certo que o país poderia ter apresentado mais uma outra candidatura, essa não cultural mas natural (locais de desova das tartarugas). Mas...

Espero, daqui a dias, poder dar os parabéns a São Cristóvão e seus cidadãos. Será, de certo modo, um barómetro para aferir das possibilidades de reconhecimento da Cidade Velha como Património Mundial.

Imagens: Praça da Igreja Matriz, Igreja e Convento de S. Francisco

Sem comentários: