quinta-feira, 12 de junho de 2008



Esta Petição, promovida pelo espontâneo «Movimento de Cidadania» e por alguns «Blogs de Cabo Verde», é um exercício de cidadania activa que merece a atenção de todos os cabo-verdianos.

Não é somente em prol da Ana Rodrigues, mas de todas as jovens mulheres cabo-verdianas que sofrem o vitupério da discriminação em razão de género e uma restrição abusiva e ilegal do acesso à educação – direito e garantia fundamental de todos.

No entanto, sou da opinião que a mesma deve(ria) ser patrocinada pelo Procurador da República do Paul (uma vez que é ainda menor) ou por um Advogado de boa vontade (pro bono, mas, se necessário, certamente que haverá quem pague a sua defesa) de forma a precaver os danos emergentes da perda de um ano lectivo.

Antes que comecem os exames é necessário entrar uma providência cautelar para que o Tribunal possa permitir a mesma voltar às aulas – sem que com isso seja ou possa vir a sofrer quaisquer tipos de represálias na sua avaliação.

Entretanto, a Ana Rodrigues não deve anular a sua matrícula e apresentar-se todos os dias na sua Escola (não vá alguém dizer que abandonou a Escola...), se necessário acompanhado pelas autoridades. Sei que é difícil para ela, que é tudo menos fácil de fazer, mas não pode nem deve estar só.

Fazem-se tantas manifestações na terra, menos aquelas que são necessárias – como uma de solidariedade para com a Ana Rodrigues e todas as que sofrem como ela. A morabeza cabo-verdiana morreu de vez? Parece que sim, parece que sim...