sexta-feira, 4 de abril de 2008

~ Arco de Severus, Forum romano, Roma ~
.
  • PAPAS E IMPERADORES AFRICANOS EM ROMA
    – S. VICTOR I

A história de África e dos africanos ainda está para ser escrita de um ponto de vista que não a do ex-colonizador ou da perspectiva eurocêntrica. Como prometido, escrevo estas notas hoje sobre o tunisino S. Victor I – o primeiro Papa africano.

S. Victor I foi Sumo Pontífice, Bispo de Roma, entre 189 a 202 [198 (199)?] a.D, durante os consulados imperiais de Aurellius Commodus, Helvius Pertinax, Didius Julianus, Clodius Albinus e Septimius Severus.

Estes dois últimos, foram os primeiros Imperadores africanos do Império Romano na sequência da guerra civil que se seguiu a morte de Commodus (hoje muito conhecido graças ao filme “Gladiador”), a sua sucessão por Pertinax e a morte deste pelos pretorianos que venderam o Império – num leilão ocorrido na Porta Salaria de Roma três dias depois do assassinato de Pertinax (28.03.193 a.D) – a Didius Julianus.

Viu, durante o seu pontificado, o Império romano cair nas mãos de Aurellius Commodus (jovem desregrado e não tão louco como apontado pela história), de um justo de merecida fama (Pertinax), um ambicioso (Didius Julianus) e dois africanos (Clodius Albinus e Septimius Severus).

A sua cronologia é historicamente confusa e errática. Terá morrido durante o Império de Septimius Severus. Há quem refira o ano de 197 a.D – data em que termina a Guerra Civil romana causada pela emergência do «usurpador» do Imperium de Pertinax (segundo pensavam Clodio Albinus, Septimius Severus e Pescenius Nigro) e que Septimius Severus consolida o seu Império ao vencer o César Clodio Albinus.

Outros colocam a sua morte em 202 a.D; o que é plausível e, parece-me, historicamente mais sustentável. É muito provável que tenha morrido na sequência da purga social que Septimius Severus fez em Roma logo após a sua vitória sobre Clodio Albinus – entre as pessoas mortas estavam muitos africanos com responsabilidades no Império. Mas o seu nome não aparece na lista de mortos ilustres que os historiadores da época referem, nomeadamente Cassius Dio – então Senador em Roma – na sua Historiae Romanae.

No entanto, parece-me que a morte de S. Victor I ter-se-á verificado por volta do ano 202 a.D – quando Septimius Severus entra em Roma para festejar as Decennalias imperiais e os cristãos se recusaram a honrá-lo; o que foi causa directa de uma violenta repressão. A “perseguição” que fez aos cristãos não era de natureza religiosa, mas sim política e filosófica; o que hoje se chamaria de uma razão de Estado.

Até porque, como diz Eusébio de Alexandria na magistral História Eclesiástica, os cristãos tinham uma vida tranquila no tempo de Septimius Severus. E não existem razões para duvidar desse juízo, pois Severus era muito tolerante em termos religiosos. Júlia Domna (segunda mulher de Severus e com quem casou depois da morte da sua mulher africana) era ela mesma síria e sacerdotisa do Deus Sol em Emesa e, inclusive, terá patrocinado a «Vida de Apolónio de Tiana» – escrita por Filostrato que teve livre acesso à biblioteca da Imperatriz para a sua realização (obra que só terá sido completada no consulado imperial do filho de Severus, Caracalla, por volta de 216 a.D); assim como Tertuliano enviou a sua «Apologia» a Septimius Severus.

Na casa do próprio Imperador Septimius Severus havia cristãos, nomeadamente a enfermeira do seu filho Antoninus Bassianus (Caracalla) – pois ela teria realizado um milagre de cura com o jovem filho do Imperador. Acontece que os cristãos eram pouco tolerantes com a religião aberta de Roma que prestava culto a deuses de todas as paragens, como são os casos das divindades africanas Isis – importada da trindade Egípcia: Isis, Horus e Osíris – e Tanit (Juno Celeste) que ascenderia à Trindade Capitolina conjuntamente com Júpiter e Minerva.

O cristianismo era “conquistador”, intolerante e não admitia nenhum outro Deus senão o seu – e afrontava a religião politeísta romana, recusando-se a honrar o Imperador e demais deuses de Roma; como ainda hoje acontece com os membros da Sociedade da Torre de Vigia, mais conhecida como As Testemunhas de Jeová.

E S. Victor I, também conhecido pela sua intempestividade e carácter forte, estava neste contexto de pensamento do seu tempo. E não me admira que tivesse aderido à afronta de não querer honrar o seu compatriota da África pró Consular – o Imperador Septimius Severus.

Nesse ano de 202 a.D, Tertuliano, filósofo, jurista e também ele oriundo de África, sai de Roma – certamente porque sabia que Septimius Severus (como qualquer outro detentor do Imperium) não toleraria a afronta feita pelos cristãos, e ele era cristão. A sua razão, defendida na «Apologia», tinha sido negligenciada e deitada fora pela acção impensada dos cristãos em Roma.

S. Victor I terá morrido então, entre a massa anónima de gente que morreu nessa altura. O facto de não aparecer nos registos dos historiadores de então prender-se-á com o facto de que o Bispo de Roma não ter, à data, a eminência que viria a granjear na história.

Antes tinha decidido algo que marcaria a História da liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana – um pouco como a decisão do Concílio Vaticano II: a Igreja deixou o uso do grego, língua culta de então, para passar a usar o latim nas celebrações religiosas.

Do mesmo modo que se hoje celebramos a Páscoa ao Domingo – dia da ressurreição de Jesus Cristo – é a S. Victor I, antecedendo em mais de um século o Concílio de Nicéia (325 a.D), que o devemos, pois fixou no Domingo posterior ao décimo terceiro dia do plenilúnio de Março a data da celebração pascal; como acontece até hoje.

O que, segundo Eusébio de Cesareia, na sua magistral História Eclesiástica, era uma tradição que vinha desde o tempo dos Apóstolos: celebrava a Páscoa no dia da ressurreição do Senhor. Era, segundo Eusébio, uma questão teológica fundamental, pois a tradição judaica fazia o sacrifício do cordeiro no 14º. dia da lua cheia de Março e que coincidia com a celebração pascal e que era «preciso terminar com essa prática, fosse em que dia fosse» (Eusébio, idem, XXIII).

É que, não nos podemos esquecer, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo”; a ideia de renovação do sacrifico era uma prática do antigo testamento que o sacrifício na cruz do Gólgota e a ressurreição aboliram. Seguir essa tradição judaica seria, na prática, negar a verdade do sacrifício e a ressurreição – logo, como diz S. Paulo, toda a essência do cristianismo (I Coríntios, XV).

Como se pode ver, não se trata(va) de, simplesmente, mudar uma data. Era uma questão da essência do cristianismo e S. Victor I soube perceber isso e o Concílio de Nicéia, naturalmente, caucionou a sua perspectiva doutrinária.

Por essa razão se percebe que tenha, segundo se eventa, excumungado Teódoto de Bizâncio por defender o «Adopcionismo» que, em última análise, nega a dimensão divina de Cristo ab ibnitio, logo: a sua divindade e valia como cordeiro de Deus; além de que colocava em causa a dimensão do Deus Scientarium que, na perspectiva de S. Paulo (Efésios, I.3) nos escolheu antes da fundação do Mundo. Ensinar que Jesus era um mero homem à nascença e que somente se tornou divino depois da morte era – verdadeiramente – uma heresia demolidora dos fundamentos do crsitianismo.

No entanto, parece-me que Teódoto de Bizâncio ter(á)ia partido de uma premissa de razão sustentada: o homem tornou-se uno com Cristo (o que acontece de jure com a ressurreição) e, por essa razão, assentou-se com ele nos lugares celestiais – no dizer de S. Paulo – sendo deuses (pois fomos criados um pouco menor do que El Elohim – Salmos VIII.5). A dimensão humana de Cristo não era assim tão despicienda como parece. Diz a versão portuguesa da Bíblia (João Ferreira de Almeida) do Salmos VIII.5:

«4. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
5. Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste».

A versão da New American Standard Version (é a que, entre as muitas que lá li, mais aprecio) diz:

«4. What is man, that thou art mindful of him? And the son of man, that thou visitest him?
5. For thou hast made him but little lower than God, And crownest him with glory and honor».

A palavra anjos da versão portuguesa vem das suas influências da versão de referência – a King James Version que traduz a palavra El Elohim (plural hebraico de El Eloha=Deus) como anjos; deveria ter sido traduzido deuses. É o que faz a New American Standard Version.

Jesus era verdadeiro Deus e verdadeiro homem – como ensinam os Evangelhos. Mas se podia morrer como homem, como poderia, sendo Deus no momento da morte, morrer? Era (é) uma questão pertinente que os gnósticos, outro grupo herético da Igreja primitiva, atentavam.

S. Victor I que, segundo S. Jerónimo, foi o primeiro a escrever em latim sobre teologia (cristã, entenda-se), era avisado nestas questões de profundidade teológica e resolveu as coisas como a Igreja sempre fez: excomungou o dissidente do pensamento ortodoxo que se estava a sedimentar na Igreja.

Mais tarde, quando a Igreja resolveu assentar o seu cânone doutrinário, será Gelásio I – outro Papa africano de que darei notícias um desses destes dias – a determinar quem era ou não herético. É de ler, para quem se interessa por estas coisas, o Decretum Gelasium que enuncia os escritos e autores heréticos e onde, entre muitos, encontramos o nome Tertuliano de Cartago – contemporâneo e, certamente, amigo de S. Victor I pois partilhavam a mesma fé e viviam na cidade de Roma sobre o consulado de Septimius Severus.

Se é que se podia falar em ortodoxia doutrinária, pois o pensamento cristão de então era de uma profunda heterodoxia interpretativa do pensamento de Jesus Cristo, em particular dos pensadores da Igreja africana que deixariam a sua marca na história do pensamento da Igreja Católica Apostólica Romana.

Somente com o Advento da Reforma e a defesa por Martinho Lutero de uma liberdade de interpretação das escrituras se consegue vislumbrar uma dimensão tão heterodoxa do pensamento do Nazareno; mas já muito longe da pujança de alma e de pensamento que se encontra na patrística.

O legado de S. Victor I, como se vê, continua bem vivo. Pode ter sido “esquecido” e relegado para limbo da memória histórica mas a sua obra está bem presente, imutável como as obras do génio humano.

Quem for a Roma, não deve esquecer de visitar três coisas: a) O grande Obelisco egípcio (sim, aquilo foi trazido do Egipto…) colocado em frente à Basílica de S. Pedro, na praça com o mesmo nome; O Arco de Severus, no Forum de Roma e ir ver o Papa; no caso o Papa africano: a tumba de S. Victor I – está mesmo ao lado de S. Pedro e João Paulo II, não dá para enganar.

Numa vista pormenorizada do Arco de Severus pode-se ver umas inscrições apagadas – são de Antoninus Geta, filho de Septimius Severus e Júlia Donna; morto pelo irmão, Antoninus Bassianus (Caracalla), nos braços da mãe e cuja recusa de defesa no Senado determinou a morte do mítico jurista Papiniano (Magister Liberum de Septimius Severus e de Caracalla).

É o mais novo dos filhos de Septimius Severus, o primeiro Imperador africano do Império romano. Quando o meu livro («Os Imperadores Africanos do Império Romano – A multiculturalidade no berço da Europa») for editado saberá mais.

Conforme o tempo e a disponibilidade de alma for deixando, compartilharei algumas notas sobre a(s) memória(s) de África e dos africanos que, num passado não muito remoto, construíram grande parte da essência do que é hoje a «cultura ocidental».

45 comentários:

Anónimo disse...

Hey,

I'm just browsing sites for the kids of Haiti.

I'm at this site for a non-profit haiti group that is dedicated to
creating oppurtunities for the kids in haiti. If anyone here wants to donate then this is the site:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide children in Haiti a learning environment.

Yes, they're a real cause.

Anything would be appreciated

Anónimo disse...

Hello, as you may already noticed I'm new here.
I will be happy to get some help at the start.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

Whats up people, I just registered on this delightful online community and wished to say hi there! Have a tremendous day!

Anónimo disse...

good forum buddy keep it up. [url=http://alphcarving.info/relief-carving-book-darien-center.html]relief carving book[/url]

Anónimo disse...

Bonjour

You can watch latest movies for free here:
http://www.freemoviez.biz

The quality is awesome

Adios amigos

[URL="http://www.freemoviez.biz"][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-Alutuaturo

Anónimo disse...

Well, the post is actually the greatest on this deserving topic. I harmonise with your conclusions and will thirstily look forward to your next updates. Saying thanks will not just be adequate, for the exceptional lucidity in your writing. I will instantly grab your rss feed to stay abreast of any updates. Genuine [url=http://pspgo.info/favorites.html]lottery[/url] work and much success in your natural writing!

Anónimo disse...

The Late-model York Berserk Society is a privately owned affair that offers the following servics:

•Paperback or Cost a withstand up comedian / droll / artists comedy / comedy symbolize factor / agents / agencies: If you are interested in booking or hiring obtain up comics / comedians, we have individual hundred on our roster and give birth to access to outstanding 5,000 comedians across the U.S. If you are interested in a uninfected corporate comedian, a corporate comedy be noticeable, church comedy, comedy enchantress, comedy hypnotist, comedy ventriloquist, college clown, comedy speakers, Dusky comic, female buffoon, Jewish Comedian, Christian Comedian, or any other specialty comedian, this is your unbroken comedy booking instrument service.




[url=http://www.nyhystericalsociety.com]Hire a Comedian[/url]
[url=http://www.nyhystericalsociety.com]Hire a Corporate Comedian[/url]

Anónimo disse...

hiya


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for, looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

[url=http://watchesyijf.co.cc/east_cameron_invicta_mens_pro_diver.html]invicta mens pro diver[/url] you people are really good nice to be here

Anónimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!

Anónimo disse...

Yo Brothers n Sisters

Appears like www.blogger.com could be a triffik forum for me
I am happy to have found it.


This made me smile and hopefully after your last post it will do the same for you: 43% of all statistics are worthless. :


Lol!

Anybody into Saltwater Aquariums


Looking forward to a good long sojourn here!

Texas,Whitehouse

Anónimo disse...

Am new here, found terra-longe.blogspot.com trough G and seriously like it here, will enjoy my stay hehe :)

I just come from an other site with many very usefull advise about [url=http://newmoviereleasesdvd.info/]Watch Movies Online Free[/url], if someone also needs to know about that topic see my signature.

Anónimo disse...

I like this forum :) [url=http://luggageunqm.co.cc/case_logic_16_value_laptop_briefcase_black_latah.html]case logic 16 value laptop briefcase black[/url]

Anónimo disse...

[url=http://luggagefvty.co.cc/victorinox_125th_anniversary_knife_denniston.html]victorinox 125th anniversary knife[/url] you people are really good nice to be here

Anónimo disse...

Ready and willing to be coextensive with you guys.
[url=http://www.commentdevenirriches.eu]Comment devenir riche[/url]

Anónimo disse...

Hey Guys,

Well I have downloaded it, and it's amazing!

I have uploaded it here for you guys: http://www.3nr.in/download.php ,

Free to download!, no torrent, no lazy rapidshare, shitcash links shit, just pure download speed!

Get it now, and start battleing your friends over LAN :D

Anónimo disse...

Best info blogs, keep it up! The reason why all of us compare motor insurance estimates from multiple auto insurance providers is actually
to make sure we are obtaining most desirable costs attainable. Obviously no one desires to pay out a higher
price than they need to. Check and compare before you buy.

Anónimo disse...

Great help, I am new to this site, but learn a lot. Auto insurance is a funny thing. Each state has different rules and regulations on how auto insurance coverage should work. Despite all these laws and regulations, consumers have power over their coverage. Here are three items that your auto insurance agent won’t tell you when you sign the dotted line: 1. Rates are like fads, they are always changing Auto insurance rates are in a constant state of chang

Anónimo disse...

[url=http://perfumefxnq.co.cc/aramis-per-donna-quito.html]aramis per donna[/url] This is really good forum i love it a lot

Anónimo disse...

[url=http://golfzoxg.co.cc/callaway-fusion-ft-gallipolis.html]callaway fusion ft[/url] you people are really good nice to be here

Anónimo disse...

The catchy blog with all the fascinating posts. You give the good info that several people today don't know prior to. most of one's contents are make me have much more knowledge. it truly is incredibly distinct. I was impressed with your internet site. By no means be bored to go to your web page again. Have the nice working day.Hold loved your blogging.


my website is Birdhouse Skateboards .Also welcome you!

Anónimo disse...

Hi everyone

Nowadays getting a good job is not an easy task.
I've been looking for a new job and i found a very good [url=http://www.headhunterfinder.com]Headhunters [/url] directory.
Thanks to them i found a specialized headhunter and i got a new job.
Hope you find a nice job too!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

this forum has got good design keep it up. [url=http://garagedoorczri.co.cc/framing-a-garage-door-opening-thornhill.html]framing a garage door opening[/url]

Anónimo disse...

[url=http://airpurifierjksi.co.cc/air_purifiers_and_dehumidifiers_uleta.html]air purifiers and dehumidifiers[/url] i will keep updating and this is excellent forum

Anónimo disse...

What i found today is really awesome!

just check [url=http://www.unlockplanet.net]
the jailbreak for every iphone[/url]



[url=http://www.youtube.com/watch?v=yK9zGb5WPn8]Really hot girl[/url]

Anónimo disse...

Hello,

Iam really excellent and cool to be here and would dedicate to contribute to this forum more.



Thanks

Anónimo disse...

Well that is really interesting, thanks for sharing that!
Best Vacuum
http://smallvacuumcleaners.net/

Anónimo disse...

I'm just going to post my hello to this. Hi I am Kathy. I am a Fitness Expert you can [url=http://topusreviews.com/click-n-bank-reviews-and-awesome-1000-bonus-products/] click n bank reviews[/url]. I'll be checking out more of terra-longe.blogspot.com

Anónimo disse...

I am not so brainy to be qualified to put on paper accomplished stuff like you do but I am trying to pay it back so hoepfully this will serve you a ear-to-ear grin or make you snigger or at the very least give you a thought for the day? :

Don’t be humble, you’re not that great.



Source: [url=http://lit.grandhistorian.com/index.php?action=profile;u=3834;sa=summary]article post[/url]

Anónimo disse...

Está há procura de Roupas para bebes? Agora Encontrou!Loja de roupas para bebes com excelentes preços, Veja! (11) 3435-8724

[IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/skin/frontend/default/default/logo.png[/IMG]

[b][i]Clique aqui e veja os preços para:[/b][/i] [url=http://www.cegonhaencantada.com.br/]Roupas para recem nascido[/url]
Confira!

A gravidez é um espaço muito bom para a mulher na chegada do primeiro filho ou de mais um filho é muito importante,durante os nove meses tudo é selecionado com muito cuidado e carinho, e uma das coisas mais gostosas de fazer é o enxoval do bebe.

Antes de iniciar a fazer o enxoval do bebe é importante procurar saber qual é o sexo do bebe, para saber o que vai escolher para as roupas do bebe, são muitas as variedades, como macacão manga longa, macacão manga curta, conjunto pagão, saída de maternidade, vestido, mijãozinho, toalha para banho com capuz, babador, fraldas de pano, macacão para banho de sol, toalha fralda, luvinha para bebe, sapatinho de bebe, bolsa para bebe, casaquinho, cobertor de algodão, entre tantas outras coisas.

Está há procura de Roupas para bebes? Agora Encontrou!Loja de roupas para bebes com excelentes preços, Veja! (11) 3435-8724

[b]Macacão Longo Futebol[/b].....[b]Macacão Longo Futebol[/b].....[b]Macacão Longo Gatinho[/b].....[b]Macacão Longo Leãozinho[/b]
[IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/n/enxoval-recem-nascido-263.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/r/o/roupas-para-bebe-264.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/n/enxoval-de-bebe-252.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/r/o/roupas-para-bebe-254.jpg[/IMG]

[b][i]Os melhores preços para:[/b][/i] [url=http://www.cegonhaencantada.com.br/]Roupinhas de bebe[/url]
Confira!

A nossa loja virtual cegonha encantada trabalha para proporcionar momentos de armonia para a futura mamãe, temos tudo para o enxoval do bebe, roupinhas para meninas e para meninos, em nossa loja temos variedades, promoções, preços baixos,
garantia de entrega, formas de pagamento, frete grátis para compras acima de R$ 95,00 entre outras vantagens.

Nesse verão, confira nossas variedades e promoções para roupas de meninas e roupas de meninos.
Atendimento (11) 3435-8724

[b][i]Para mais informacoes, acesse:[/b][/i] [url=http://www.cegonhaencantada.com.br/]Roupinhas de bebe[/url]

Visite nossa loja:
http://www.cegonhaencantada.com.br/

Está há procura de Roupas para bebes? Agora Encontrou!Loja de roupas para bebes com excelentes preços, Veja! (11) 3435-8724

[b]Macacão Longo Coelhinha[/b]..[b]Macacão Longo Joaninha[/b]..[b]Macacão Longo Joaninha[/b]..[b]Macacão Longo Joaninha[/b]
[IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/c/h/cha-de-bebe-250.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/n/enxoval-de-nenem-246.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/r/o/roupinha-de-bebe-248.jpg[/IMG] [IMG]http://www.cegonhaencantada.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/n/enxoval-bebe-240.jpg[/IMG]

Anónimo disse...

[url=http://baseballxkre.co.cc/asti_easton_synergy_srv1b.html]easton synergy srv1b[/url] i will keep updating and this is excellent forum

Anónimo disse...

Good morning

I'm researching for a little information or alternatively recommendation today : I'd like to eliminate eye strain when browsing newspapers and / or ebooks.
Actually I fully feel painful when reading putting on standard [url=http://www.bio-medicine.org/medicine-news-1/introducing-a-new-generation-of-reading-and-computer-glasses-72201-3]progressive computer glasses[/url] then I just need to find out if someone actually learned about any brand of solution or alternatively personal lens which are not necessarily usual readers and might possibly fit on a person like I am.
You can easily reach me by way of personal msg or quickly replying on that website.

Regards I really appreciate your advice

Anónimo disse...

This is a very interesting site. The content is very informative and I am so glad that I dropped by. Thanks!

______________________________
Virginia Beach Roofing

Anónimo disse...

Am new here, got to this place trough G and really like it here, will enjoy my stay for sure

p.s. If someone is also interested in
[url=http://derstandard.at/1304552523892/WebStandard-Interview-Verein-fuer-Anti-Piraterie-Wir-sind-eh-18-gelt]copyrightwatch[/url] look my signature

Anónimo disse...

I am here to assist get your site off to an incredible begin. Don't be 1 of those that wished that they had carried out it greater the very first time, then consider around the job, and cost, of starting over. Your web site displays that which you as well as your organization or hobby are all about.

I'm in a position to provide low-cost, user-friendly, custom developed internet sites for any broad range of organizations, organizations and groups.It also should not price a lot of money to get you began. I am going to help manual you via the method as well as warn you when i believe you could be obtaining in over your head, or past your budget.

Here are some hight high quality solutions for a resonable price:

Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design

Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

--------------------------------

[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]

Anónimo disse...

The XXX Stream

Anónimo disse...

I just found terra-longe.blogspot.com by surfing online, and found it is so sweet. Keep up the great work!

I have similar idea to this site.I hope we can work together
You can also get a tutor to help you. My friend told me he was helped a lot by amazing [URL=http://www.hometuition.zoomshare.com/ ]singapore home tuition [/URL]. Can you also share me with your comments on here?