quarta-feira, 16 de abril de 2008

  • O PAPA BENEDICTUS XVI NO CORAÇÃO DO IMPÉRIO AMERICANO
A propósito da visita do Papa Benedictus XVI aos Estados Unidos, pensei no que irá dizer ao Presidente George Bush sobre a Guerra no Iraque…Então lembrei-me de S. Agostinho e do que dizia sobre os Impérios e fui reler De Civitate DeiA Cidade de Deus.; obra que, em grande parte, trata da questão do reino de Deus e o dos homens. Não resisto de a compartilhar esta passagem:
.
«Afastada a justiça, que são, na verdade, os reinos senão grandes quadrilhas de ladrões? Que é que são, na verdade, as quadrilhas de ladrões senão pequenos reinos? Estes são bandos de gente que se submete ao comando de um chefe, que se vincula por um pacto social e reparte a presa segundo a lei por ela aceite. Se este mal for engrossado pela afluência de numerosos homens perdidos, a ponto de ocuparem territórios, constituírem sedes, ocuparem cidades e subjugarem povos arroga-se então abertamente o titulo de reino, titulo que lhe confere aos olhos de todos, não a renúncia à cupidez mas a garantia da impunidade.
.
Foi o que com finura e verdade respondeu a Alexandre Magno certo pirata que tinha sido aprisionado. De facto, quando o rei perguntou ao homem o que lhe parecia isso de andar a infestar os mares, respondeu ele com franca audácia: “O mesmo que a ti parece isso de infestar o mundo; mas a mim, porque o faço num pequeno navio, chamam-me ladrão; e a ti, porque o fazes com uma grande armada, chamam-te Imperador” […]» (Santo Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus, I Volume, Gulbenkian, Lisboa, 1996, p.383).
.
E o que dirá o Papa Benedictus XVI? Sim, o que dirá a George W. Bush? Chamar-lhe-á alguma coisa? E as vítimas da guerra amontoam-se pelas ruas do Iraque, como despojos de uma guerra injusta e injustificada.
.
Imagino o Presidente americano a pedir ao Papa para fazerem uma oração juntos – e imagino, então, as caras do Papa e de Deus a dizerem – “és mesmo cara de pau”.

Sem comentários: