quarta-feira, 2 de abril de 2008

~ Obelisco egípcio no centro da Praça de S. Pedro em Roma ~

DEPREDAÇÃO DE ÁFRICA. LONGA CONSUENTUDINE INVETERATUS

A depredação de África não é facto novo da modernidade; não – começou há muito.

No centro da Praça de S. Pedro, Roma - Itália, está um dos Obeliscos retirados dos templos do Egipto e trazidos para a Europa como despojos de guerra entre civilizações e representação do poder do conquistador. Terá sido construído no Séc. XIII a.C, provavelmente no bem-aventurado reinado de Ramsés II.

O monumento chegou a Roma no tempo do Imperador Nero e depois, em 1585, instalado em frente da Basílica de S. Pedro pelo Papa Sisto V que, certamente, não desconheceria a sua origem pagã nem o seu significado político, religioso e cultural.

Nunca ninguém pensou em pedir à Roma para devolver o objecto retirado pela força e pela violência do conquistador romano. Será que Joseph Ratzinger, o Vaticano e o Estado italiano equacionariam, essa possibilidade? Pois…

Como em muitas coisas (algumas verdadeiramente surpreendentes), as pessoas estão convencidas de que o Obelisco egípcio é italiano; mas não é. Há que revisitar a memória de África e aprender alguma coisa para o futuro; nomeadamente no que concerne a protecção dos recursos naturais do continente.

Sem comentários: