domingo, 14 de dezembro de 2008

  • OS GENOCÍDIOS

Bill Clinton, depois de deixar a presidência dos EUA, fez um acto de contrição por não ter agido a tempo de evitar o genocídio do Ruanda e do Burundi – cujo Tribunal Pena Internacional, ao que tudo indica e como já era de prever, o Conselho de Segurança da ONU se prepara para extingir… sem julgamento dos criminosos que estão, hoje, no poder.

George W. Bush, vem, agora, alertar Barack Obama para o problema do Sudão, como se ainda não fosse Presidente dos EUA e não tivesse tido dois mandatos para fazer alguma coisa para resolver o desastre humanitário causado por um hediondo genocício que ocorre em Darfur há mais de uma década…

Será que Barack Obama vai fingir não ver e, no final do(s) mandato(s), deixar para o próximo o fechar a porta das desgraças de África? Não sei; só sei que quero ver o que vem aí e isso pode bem ser que um dia destes nós, os africanos, não teremos portas para ninguém fechar. Pior... nem mãos termos para fechar seja o que for. O genocídio de uns são chamados holocausto, os genocídios de África são desastres humanitários… como se tivessem como causa um terramoto, um tsunami, um dilúvio… an act of God... e não acções e omissões criminosas de uma humanidade demasiado light.

Tenho um nome para isso!

  • Video: Darfur, Sudão.

Sem comentários: