terça-feira, 30 de dezembro de 2008


Trailer de Watchman

  • WHO WATCHES THE WATCHMAN?

Ando a revisitar Watchman, de Alan Moore e Dave Gibbons – uma das obras mais extraordinárias e complexas jamais feitas em BD (e não só…) e que, para minha felicidade, soube que está em pós produção e que chegará aos ecrãs em 2009.

Se Zack Snyder conseguir passar essa obra para o cinema, com um mínimo de fidelidade (que já será uma tarefa gigantesca), então poderei pensar – sonhar, com a minha infância e o meu poeta – que, um dia destes, verei a A Saga de Thanos na tela do cinema.

Estas duas obras são os grandes épicos da BD, uma da DC Comics e a outra da Marvel. Vem aí mais do que heróis… muito mais do que aventura para entreter a alma; vem aí uma obra de conteúdo humano e filosófico profundos. O título e a substância da obra encontram as suas origens no aforismo de Juvenal: Quis custodiet ipsos custodes? (Juvenal, Satires, VI.347), isto é, Who waches the watchman? Sim, a grande questão é saber – quem vigia os vigias?

E não se pense que estou a pensar nos últimos casos que dão uma ideia muito pouco simpática do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde... são vigias, sim. Mas nisso de bd, é sem palavras! mesmo...

E, de Watchman, leio, como se escutasse, o diálogo definitivo entre Jon (Dr. Manhatan) e Adrian:

– I did the right thing, didn’t I? it all worked out in the end.
– “In the end?” Nothing ends Adrian. Nothing ever ends…

Será? Será mesmo?… Oh!, Deus...

3 comentários:

Anónimo disse...

..hello VB!;se ês fã dos Watchman (e claro de moore) vais curtir o filme de snyder...pelo o que ja vi (traillers e outros ,teasers) esta mt ...fixe! lol snyder ja tinha conseguido a sua maneira transpor o 300 (do mesmo moore) ,para a telona de forma impressionante (dispite the violence)... o unico senao pra moore (um dos meus autores,cenaristas preferidos) neste 2009 , sera a adaptação de spirit (de will eisner), que até ainda não vi mas a critica e os fas de eisner não apreciaram mt...mas senão quanto a tua pergunta , fica a saber(aposto que ja sabias eh eh eh) é a criação do Governo Sombra(pelo Jorge "The Shadow " Santos )pra vigiar os passos de todo mundo, eh eh eh fca dret !!

http://www.apple.com/trailers/wb/watchmen/

Hiena ( fã de Moore, DC ,um pouco de marvel )

Virgilio Brandao disse...

Olha lá ó Hiena! É que, há já uns dosi anos que propus esta ideia do MPD criar um «Governo sombra»...

Ah, já viste o filme «The Shadow»? Um quase crime cultural. O sombra não merecia, não...

Sim, gosto Moore... muito. E da Marvel comics, também. Lá leste a Saga de Thanos? É extraordinária!

Ah, vejo que não viste o trailer do Watchman neste post... Se não viste Red Cliff, aconselho-te a ver - este mês deve sair a segunda parte do file. Um acontecimento para os amantes (é o meu caso) dos épicos chineses. Sonho ver, um dia destes, uma produção à Hollywood de «Water Margin» de Shi Naian e o Mahabharata (livro sagrado do induismo)- uma das maiores obras do engenho literárario da humanidade.

Abraço fraterno

Anónimo disse...

...visionario!! eh eh
sim vi o filme o sombra , e concordo inteiramente contigo ,um crime cultural lol ... e néao é so ele, acho que muitas das adaptações acabam por matar as o espirito das bds, por acaso ha alguns que não vejo por respeito ... curti por exemplo sin city , mas o the spirit deixou um pouco a desejar...vamos ver agora o watchman que promete pelo trailler!!
fca cool
Hiena