sábado, 21 de novembro de 2009

  • MANHATHAN SWEET1

    Copo: Cocktail glass
    Ingredientes:
    2 oz de Makers Mark ou Jack Daniels (Four Roses ou Jim Bean servem, mas dá um sabor diferente, mais delicado ou efeminado diria);
    ½ oz de Martini;
    2 gotas de angostura bitter (em regra usa-se uma mas eu gosto com duas pois fica com um travo mais forte);
    Uma cereja cristalizada.
    Forma de preparar:
    (i) Refrescar o copo
    (ii) Meter gelo em cubo no shaker
    (iii) Colocar o bourbon e o vermute no shaker e mexer (não bater, pois o gelo alarga e a bebida fico com sabor a água e o angostura bitter abre e dá uma aspecto turvo, castanho e desagradável a bebida que deve ter aparência próximo do bourdeaux, além de que o sabor é influenciado pela mistura violenta)
    (i) De seguida verter no copo, e depois colocar a cereja cristalizada (convêm que seja mesmo cristalizada, pois, por vezes, usa-se cereja em calda e/ou de conserva e não é a mesma coisa).

    Serve, e verá que terá uma bebida extraordinária (se não acertar a primeira, vai tentando pois o processo de aprender também educa o palato). Pode, quando já estiver treinado, verter o máximo de três gotas de angostura bitter no copo e brincar com a imaginação rodando o copo e fazendo desenhos abstractos antes de verter os demais líquidos no copo. Para as Senhoras, pode-se fazer com 1 ½ bourbon e 1 ½ de martini (pode ser dry martini para quem aprecie bebidas secas, o que altera ligeiramente a originalidade da bebida, mas descobrir é bom, não é?) e misturar os dois tipos de martini: rosso e bianco. Mas melhor mesmo, é experimentar até encontrar a "sua" formula.

Imagem: Diya Mirza

_______
[1] Prometi deixar aqui a receita, e cá está.

2 comentários:

Nita disse...

Obrigada, Virgílio

Vou tentar a "tua receita"
Aprecio tudo o que seja "sweet".
Se me der certo, sabê-lo-ás.
Dia bom.

Virgílio Brandão disse...

Depois dizes-me..
Kisses