quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

  • AS MAMAS DA VIRGEM

A intolerância religiosa não é apanágio do islão; assim como o (des)respeito pela liberdade de expressão da Europa. Ah, não! Em Santiago – do Chile, sim… pois no de CV cairia o Carmo e a Trindade (?) – um par de modelos do estilista Ricardo Oyarzun vestidos à virgem Maria causaram uma polémica considerável e escandalizaram os conservadores da nação. Estes recorreram ao Tribunal, tentando impedir a actividade artística, sem sucesso.

É velha luta entre a liberdade de expressão e a liberdade religiosa e onde acaba um e começa outro. Uma vexata quaestio. O que vale é que se respeita as instituições democráticas, como definidas pelas constituições e pelas leis; o que é, de todo, um ganho civilizacional considerável pois implica uma ponderação de interesses, a sua concordância prática e a realização da liberdade. É caso para dizer: Y viva Chile! O que não me admira, pois é um dos países onde existe uma doutrina sustentada sobre os direitos fundamentais da pessoa humana.

Ah, esquecia: como se a virgem Maria não tivesse mamas… aquelas que alimentaram Jesus Cristo e o seus irmãos, Tiago, Judas...

  • Imagem: Uma das modelos de Ricardo Oyarzun, esteticamente muito Madonna

Sem comentários: