segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

  • PROVAVELMENTE DEUS EXISTE. FAZ O BEM E GOZA BEM A VIDA
A UAL - Unión de Ateos y Librepensadores, presidida por Albert Riba, promove na Catalunha a campanha «PROVAVELMENTE DEUS NÃO EXISTE. DEIXA DE PREOCUPAR-TE E GOZA A VIDA» e pretende que a mesma seja alargada a toda a Espanha – na verdade é uma ideia estratégica que nasceu no Reino Unido e que tem prespectivas mui largas. Legítima, sim.

Lembro, aos menos atentos a estas coisas da História, que a Reforma protestante que trouxe à colação as ideias do livre espírito e de liberdade pensamento existente na Idade Média e que está na origem mais próxima dos livres pensadores. A liberdade de livre pensamento emerge com o protestantismo, com as 97 teses de Lutero – sendo certo que é no próprio Jesus Cristo que se encontra a ideia fundamental da busca da verdade e do conhecimento como expressões da liberdade humana: «E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará» – disse.

Lembrei-me de fazer o contrário, contrapor esta ideia com outra ideia – na mesma linha e, como disse Albert Riba ao El País, não dogmática. E fiz este cartaz-ideia. Concordarei com ele que a Razão é precisa, necessária e fundamental na forma como olhamos e interpretamos o Mundo. Mas a fé também o é, na mesma medida e proporção. E acrescentarei, ainda, que Fé e Razão não são excludentes – quando tentam excluir-se é a humanidade que perde. Enfrentamos, então, não a religião caterpillar mas a razão caterpillar.

Dizia Epictecto, um dos fundadores da Escola estóica, segundo o seu discípulo Marcus Aurelius Antoninus: «Se podes fazer alguma coisa, porque te preocupas. Se não podes fazer nada, porque te preocupas?» O que posso fazer, faço, aqui e agora. Eu, preocupo-me…com existência em todas as suas perspectivas e, também, em gozar bem a vida. Como Jesus Cristo, sei o que é um bom vinho; e outras coisas, e outras coisas…

Post scriptum: Este post é dedicado ao blog
cafemargoso (que fez um post sobre esta questão) pois o que dediquei ao seu aniversário foi, ainda que falando destas questão da religião, muito, muito humano. Pois pensei, pensei e penso, que se Jesus Cristo fosse mulher seria assim: como a Kim Kardashian…
.
  • Imagem: Nébula God´s eye / produção terra-longe

5 comentários:

Unknown disse...

Oh Virgilio, achas que Deus iria ficar contente com a quantidade de mulheres descascadas que vamos encontrando por aqui, graças a Deus? hehehe Abraço e obrigado pela dedicatória.

Anónimo disse...

Virgilio, perguntastes as mulheres se querem ser assimiladas ao Jesus Cristo?!! Veja bem, essas coisas de profetas sao sempre mania dos homens (machos)... mania recurrente, nao achas?!!

Virgilio Brandao disse...

Olha, pelo que eu saiba, não deu à Eva Gucci, Prada, Valentino para vestir...

Sim, acho que não se importaria; de todo. Na verdade teria e tem muito mais com que se preocupar do que com a beleza natural que largou no Mundo. Ademais, se vê tudo, vê-nos nus todos dias dias.

Abraço fraterno

Virgilio Brandao disse...

Bem, Ariane...
há mulheres que querem ser profetas, padres e apóstolos... os homens, teologicamente «machos», é que não deixam.

Vê lá só o caso de maria Madalena...

:-)

Anónimo disse...

Essas mulheres reproduzem os modelos. Maria Madalena, c'était peut-être elle le vrai prophète dans cette histoire!!