terça-feira, 17 de março de 2009

  • GOTINHA D´ÁGUA PARA O POBRINHO
“Gota d´Agua” é um nome demasiado comprido para um computador, pelo menos do ponto de vista comercial e de marketing. Para um projecto revolucionário, é nome de pobreza extrema. Sim, é um nome in the box, politicamente correcto, sem alma.

Espero que não seja expressão do espírito das ambições do Governo, pois seria demasiado mau. O país precisa de sonhadores e de criadores – de quem se atreva a ir mais além; com se se atreveu no período pós independência – com a vantagem de se estar num contexto de liberdade e estuturalmente mais favoráveis que então. A morte da ideologia é uma das causas de se pensar tão curto, de forma tão condicionada – de se pensar by the book of the Master?

Seja como for, é nestas coisas que nos revelamos pequenos: incapazes de ir mais além, de homenagear as pessoas que construiram e constroem a nossa pátria, de ser simples – de assumir, se necessário, a nossa universalidade e diversidade cultural; de assumirmos as rupturas necessárias.

Não somos assim tão pobres, caramba! Não podemos ser assim tão pobres! Ainda que, basófia a parte, queiramos sê-lo à força – que desgraçada bem aventurança! Ser e parecer pobre é mau, em qualquer lugar. E o nome "Gota d´Agua" é pobre, na forma e no conteúdo; ainda que perceba as razões de base de tal opção. Se o horizonte é pobre, pobres serão as medidas!

Mas há quem pense grande, há quem ainda tenha o Quinto Império na alma! Atentai na razão das coisas, na sua causa e não no seu efeito – dirá um bom médico. O mais belo dos dias – como o que desponta aí na janela – pode trazer os maiores dissabores. Ademais, o Mundo Novo, admirável ou não…, não é o melhor dos mundos possíveis. Sejamos homicidas! Sim: é hora de matar o Mestre Pangloss e outros masters nas nossas almas! Mas as sereias...

A independênca não é um facto, é um processo.
.
Post scriptum: Lembro-me, menino, de escutar as gentes dizer, com pena ou acinto:
...........– Oh!, dal um gotinha d´aga, cuitod...

Imagem: Taylor James, needing a drop of water

Sem comentários: