terça-feira, 14 de abril de 2009

Abel assassina Caim, William Blake
.
Chegou-me este texto de uma Conferência de Imprensa da Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente (Cabo Verde), Isaura Gomes. Porque tem interesse, e me perguntaram por ele, cá fica – na forma e no conteúdo. Para atentar…
.
***

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


1-OBJECTIVOS:

Ø Desmentir e desmontar a cabala difamatória feita à minha CÂMARA pelo PAICV;
Ø Relatório da minha deslocação a Portugal por um período de X dias úteis

1-1-Em jeito de cronograma das calúnias e difamações, compilei todos os dados e digo:

É completamente descabido e sem fundamento o que disse o pau mandado local do PAICV. O objectivo único é claramente o de criar artificialmente factos políticos e desviar a atenção dos cabo-verdianos das graves acusações de corrupção que circulam na sociedade e na internet sobre a governação do País. Parecem preocupados com o desastre eleitoral que já se adivinha em 2011.

Nesta caminhada, nada salvará o PAICV em 2011. Insistem em cavar a própria sepultura. O povo começa a dar sinais de estar cansado com os desmandos e as desenvergonhices do PAICV. O povo quer respeito, dignidade, trabalho, seriedade e responsabilidade de quem governa, isto é, o contrário do que está a acontecer neste momento… eles, infelizmente, não aprendem com os erros que cometem.

O difamador, é uma figura apática, facilmente manipulável e que não tem coragem política suficientemente para ir à Assembleia Municipal dizer o que disse através dos órgãos de comunicação social; aconselho-o a tomar juízo e a falar com mais responsabilidade, porque senão será responsabilizado pelos seus actos junto da justiça e os que com ele são coniventes, responderão também disciplinarmente, e, se for caso disso, judicialmente.

1-1-1- Não venho responder ao responsável do PAICV na ilha, mas sim ao PAICV, pois que este para mim, nada vale, mas sim ao PAICV e na pessoa de seu Presidente – JOSE MARIA NEVES, desafiando-o para as seguintes matérias:

1-1-2- Que divulgue de acordo com os mecanismos que o seu Governo tem, nomeadamente através do TRIBUNAL DE CONTAS e do MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO INTERNA, das inspecções feitas pelo MINISTÉRIO DE FINANÇAS à CÂMARA S.VICENTE (mostrar os relatórios) e de outras instâncias que tutelam as CÂMARAS MUNICIPAIS, dos índices da qualidade e de perfomance da governação da minha CÂMARA, em matérias de rigor, transparência, responsabilidade, cumprimento à letra dos normativos legais municipais, o que tem feito da minha CÂMARA, um exemplo a nível nacional, reconhecido pela comunidade internacional, nomeadamente a Cooperação Americana, que como prémio, fui seleccionada como o melhor autarca do País, o que até mereceu a minha cara na capa do jornal A SEMANA e uma bolsa a WASHINGTON, como leadership do poder local de Cabo Verde, e que até agora ninguém mais teve essa distinção.

1-1-3- Eu, Isaura Gomes, responsável da Câmara Municipal de S. Vicente, não tenho nada a esconder, pois que a minha autarquia tem uma gestão respeitada e qualquer tentativa ignóbil do PAICV, de ofuscar essa qualidade não passará, e venha toda a Procuradoria da Republica e toda a Polícia Judiciária do País, que terão as portas, os arquivos, as condições ideais para investigarem o que quiserem e que depois passem a investigar também todas as denúncias feitas no País pelo MPD e pela sociedade civil sobre os desmandos do Governo de José Maria Neves a ressaltar:

1-1-4- - As declarações oportunistas feitas pelo José Maria Neves, quando foi votar, induzindo ao meu partido o MPD, a ligação com o mundo do narcotráfico, numa tentativa vergonhosa e pedinte de votos a favor do seu PARTIDO-PAICV.

1-1-5- As denúncias feitas por um cidadão identificado sobre «QUEM TRAMOU ALEXANDRE FONTES E JOSÉ MARIA NEVES», com os negócios de terrenos de milhares de hectares, a nível nacional, pela Cabo Verde Investimentos (o maior especulador de terrenos a nível nacional) o que num País democrático, daria a queda não só do 1º MINISTRO como da MINISTRA DA ECONOMIA; mas estes de queda só se for de empurrão político, o que de certo irá acontecer em 2011, pois que o povo está farto de mentiras, hipocrisias, de falhanços, de nepotismo, de «djobs for the boys e the vacas», enfim de um Governo em crise, mesmo antes da crise internacional.

1-1-6- As denúncias referentes ao BANCO INSULAR DE CABO VERDE com negociatas com o BPN, processo embora encerrado timidamente em Cabo verde não irá manter nos segredos nem de Deuses e nem dos Diabos, pois que o dossier do BPN em Portugal, está bem dissecado e no momento próprio iremos saber o grau de envolvimento do governo do Jose Maria Neves no escândalo do BPN/ INSULAR, matéria denunciada e despoletada pelo meu partido MPD, no Parlamento.

1-1-7- As denuncias das vendas e cedências das ZDTI’s de S. Vicente aos filhos e netos dos melhores filhos da nossa terra – GENTE DO PAICV, que até hoje não pagaram os terrenos, para os quais a CÂMARA MUNICIPAL DE S. VICENTE teria direito a 24%, o que correspondia a milhões de contos, o que dava para ressolver os maiores problemas desta ilha, nomeadamente o desemprego, mas que ainda o «cacau» não entrou na porta de frente dos cofre do TESOURO de Estado, ficando por saber se entrou por debaixo da mesa deste cofre.
(CITAR OS DOSSIERS )

1-1-8- As denúncias referentes à prática de não fazer concursos públicos para obras avultadas, como forma de rigor e de transparência, não obstante a tão verborreia propagandista de moral e ética, que não passam de palavras ocas no discurso de José Maria Neves.

1-2- IREMOS cumprir as nossas promessas de campanha, dando cumprimento à auditoria externa que prometemos, após as denúncias feitas à minha gestão anterior, na altura pela Vanda Évora.

1-3- IREMOS estar abertos a todos as inspecções judiciais possíveis, pois que quem não deve não teme, e porque a minha CÂMARA está isenta de ilegalidades, nada temos a encobrir.

1-4- IREMOS investigar a fuga ilegal de documentos da Câmara Municipal, de forma clandestina e pidesca, quando qualquer vereador ou cidadão pode solicitar de forma oficial qualquer documento, que sairá com carimbo ou assinaturas de responsáveis dos serviços, o que não aconteceu.
1-5- IREMOS processar os difamadores.

1-6- IREMOS processar o funcionário que roubou os documentos de forma ilegal, entregando-os ao seu Partido, para uso político ou outro.

1-7- IREMOS solicitar veemente ao SR. PROCURADOR GERAL DA RÉPUBLICA E AO PRESIDENTE DA RÉPUBLICA DE CABO VERDE PARA QUE MANDEM RGENTEMENTE DAR INÍCIO A TODO ESSE PROCESSO DIFAMATÓRIO, O QUE ESTÁ QUASE A SE TORNAR NUM SISTEMA DIFAMATÓRIO NO PAÍS, ferindo a nossa democracia e invertendo todas as regras do jogo democrático.

1-8- IREMOS afixar novamente para consulta pública e de todos os interessados todos os editais de terrenos vendidos e referenciados nos dossiers entregues pelo PAICV à Procuradoria da REPÚBLICA, onde constarão o nome dos VERDADEIROS PROPRIETÁRIOS.

2- Para finalizar, dizer ao Partido de José Maria Neves que:

3- REAFIRMO A MINHA CONFIANÇA TOTAL NO VEREADOR DA CÂMARA, ENG. BENVINDO CRUZ.

4- QUE ASSUMO POR INTEIRO AS RESPONSABILIDADE DA GESTÃO AUTÁRQUICA DE S. VICENTE.

5- QUE NÃO RECEIEM O MEU PERFIL CARISMÁTICO E DE FIGURA INQUESTIONÁVEL, RESPONSÁVEL, DE CARÁCTER INTOCÁVEL, DE HONESTIDADE EXEMPLAR, DE RIGOR, DE INTELIGÊNCIA E ACIMA DE TUDO DE FRONTALIDADE E DE ESPONANEIDADE, PERFIL QUE O PAICV, RECEANDO OUTROS MEUS VOOS POLÍTICOS, PARA OS QUAIS OS VENCEREI, ESTÃO TENTANDO EMLAMEAR, DE FORMA MAIS IGNOBIL POSSÍVEL, COM MENTIRAS E CALÚNIAS.

6- E DIZER-LHES QUE SÓ NÃO ACEITO SER CANDIDATO À PRESIDENCIA DA REPÚBLICA, PORQUE TENHO UM EXCELENTE CANDIDATO, QUE É CARLOS VEIGA, QUE SÓ NÃO GANHOU, POR CAUSA DOS MALABARISMOS FRAUDULENTOS A QUE O PAICV JÁ NOS HABITUOU.

FINALMENTE REAFIRMAR QUE A CORRUPÇÃO EM CABO VERDE NÃO MORA NA CÂMARA DE ISAURA GOMES, MAS SIM NO GOVERNO DO JOSÉ MARIA NEVES, NALGUMAS INSTITUIÇÔES GOVERNAMENTAIS, E QUE NÂO TENTEM PASSAR A ESTE POVO UM CERTIFICADO DE DOENTE MENTAL, AO TENTAREM DESFOCALIZAR OS VERDADEIROS CORRUPTOS DESTE PAÍS NA MINHA PESSOA OU DOS MEUS COLABORADORES, E EM MANOBRA DE DIVERSÃO, TENTAR DISTRAIR A POVO, DOS VERDADEIROS EIXOS DE CORRUPÇÃO INSTALADOS NO PAÍS, MAS SIM DA RESPONSABILIDADE DE JOSE MARIA NEVES, ALIÁS JÁ COMPROVADA NA SONDAGEM PUBLICADA NO ÚLTIMO EXPRESO DAS ILHAS; E QUE CONSULTEM AS SONDAGENS DA AFROBARÓMETRO QUE CONFERE À MINHA CÂMARA A MAIOR % DE CONFIANÇA E DE CREDIBILIDADE JUNTO DAS POPULAÇÔES; E QUE A INVEJA E O CIÚME NÃO SÃO SENTIMENTOS NOBRES E MUITO MENOS NA POLÍTICA.
.
***

Sem comentários: