quarta-feira, 8 de abril de 2009

  • A SENTENÇA DE FUJIMORI
Alberto Fujimori, ex-Presidente do Peru, foi condenado a 25 anos de prisão, pelos crimes de homicídio, rapto e crimes contra a humanidade. A esta pena, acresce a de 6 anos a que que fora condenado por ter ordenado uma busca ilegal a casa da viúva de Vladimiro Montesinos – ex.Chefe da secreta peruana – em 2000. Esta pena equivale, na prática, a uma pena perpétua; em princípio.

E digo em princípio… porque a sua filha, Keiko Fujimori, será candidata a Presidente da República do Peru e, caso venha a ser eleita – o que é uma séria probabilidade – irá indultar o pai, perdoando-o. Será, um factor decisivo na próxima campanha eleitoral peruana; de certo modo um novo julgamento de Alberto Fujimori. E se o povo, nestas circunstâncias, eleger a Keiko Fujimori? Para atentar…

Fujimori, comentando o acórdão disse estar «profundamente indignado com um julgamento cheio de ódio e vingança». A ideia de retracção penal, não raras vezes, ó Fujimori, é isso mesmo. Resta saber, é se essa bitola se aplica a todos... quem se seguirá. Ou será que o Direito do Estado de Direito só se aplica a quem cai em desgraça, não é poderoso ou é pobre?

Imagem: Alberto Fujimori, enquanto ouvia a leitura do acórdão num Tribunal em Lima, Peru

Sem comentários: