segunda-feira, 13 de abril de 2009

  • QVO VADIS ISAURA?
A Páscoa é, deveria ser, um período de catarse aristotélica, de reflexão e reencontro com o nosso inner man. E é nesta altura que acontecem coisas extraordinárias. E, este ano, não foi excepção. Li o Comunicado da Conferência de Imprensa da Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, Isaura Gomes e um post blogueiro a todos os títulos notável e esclarecedor do M.I. João Dono que me lembraram uma conversa tida há dias em Lisboa, no Restaurante Riba de Ouro.

Diz a Presidente Isaura Gomes que tem outros voos políticos… que só não se candidata(rá) a Presidente da República porque Carlos Veiga é o seu candidato. Mas, se não é para Presidente da República, quais são os outros voos políticos da amada Presidente de Câmara Municipal de S. Vicente? Sim, qvo vadis, Isaura? Não é difícil de adivinhar, não. Nihil novi sub soli. Mas a procissão ainda vai no adro e 2011 não é, de todo, 2009. O Mundo é cheio de surpresas, mas algumas coisas são, podem e devem ser previstas – há coisas em que não pode nem deve haver espaço para surpresas. Por isso a política é uma ciência e não uma mera forma de vender banha da cobra aos povos e às nações.

– A Isaura? Não! A Isaura não tem outras ambições políticas, está bem em S. Vicente – diziam-me no Riba de Ouro. Duvidei de mim mesmo, por alguns segundos; mas só mesmo por alguns segundos – os bastantes para dar crédito de razão ao meu interlocutor. Mas verifico que nisso, e noutras coisas que não vêm ao caso, estava mais do que certo. Confia nos teus instintos, aconselha S. Tomás de Aquino.

Sim, Qvo Vadis, Isaura Gomes?

Será o líder do MPD irá pedir a Isaura Gomes que, publicamente e agora, o apoie nos Estados Gerais do partido e poder(rá) contar com ela para o contar de espingardas da Convenção do MPD que, ao que parece – e como seria previsível – já mexe nos bastidores (com Reis, Torres, Bispos, Cavalos e Peões a se movimentarem)? É que Jorge Santos, tendo em consideração as declarações da Presidente da C.M de S. Vicente, pode inferir, legitimamente, que os seus outros voos políticos – excluindo, de momento, a Presidência da República – é a liderança do MPD ou a Vice-presidência condicional em dado quadro político. Depende, agora, de uma questão de timming e do factor Carlos Veiga.

Mas os cavalos, sabe-se, raramente correm sós, os bispos são prudentes, os reis não protegidos são frageis, as torres precisam de espaço de defesa e os peões, bem os peões... são muitos! E em democracia a força e a razão não contam, o que conta são os números; frios. Bem, há outras coisas que contam, mas antes... antes.

Imagem: Isara Gomes, Presidente da CM de S. Vicente, Cabo Verde

Sem comentários: