domingo, 12 de outubro de 2008

CONFERÊNCIA

Título: «ENTRADA DE FILIPE II EM LISBOA 1619».
Apresentação pelo Prof. Dr. Vítor Serrão
Conferencista: Dr. Andreas Gehlert (Arquivo de Frankfurt)
Local: GEO/ Palácio do Beau Séjour, Estrada de Benfica, 368, Lisboa
Data: 22 de Outubro às 18:00

Filipe II, filho do Imperador Carlos V e de Isabel de Portugal, foi (como se dizia na Escola quando eu era menino) primeiro de Portugal e segundo de Espanha. Foi um dos Reis espanhóis que reinaram, também, sobre Cabo Verde. Nessa altura éramos espanhóis...

Para quem se interessa por História, é uma Conferência para se marcar presença e, quem sabe, ficar a saber que Filipe II foi muito mais do que o filho do Imperador Carlos V e perdedor da Armada Invencível. Mais, que se afastou substancialmente de muitas politicas do pai (que promoveu, na sua corte em Valhadolide, uma disputatio entre Bartolomé de Las Casas e Ginés de Sepúlveda sobre a questão de saber se os indígenas das Américas e de África tinham ou não tinha alma), ao proibir, nomeadamente, o tratamento escravos dos indígenas.
.
Mas, como o decreto de um governante dura enquanto este vive... Filipe II é, no contexto de uma monarquia e do seu tempo, um Rei de boa memória para os indígenas das Américas e de África. A sociedade esclavagista que imperava em Portugal teve um abalo considerável com Filipe II - depois deste ter visto as Cortede de Tomar confirmar a sua pretensão ao trono lusitano.
.
  • Imagem: D. Filipe II, Rei dos reinos de Espanha, Portugal e possessões afro-asiáticas, Países Baixos, Brasil e as Américas do Sul, Sardenha, Sicília, Filipinas, etc.

Sem comentários: