quarta-feira, 5 de novembro de 2008

  • UMA NOVA AMÉRICA POLÍTICA
Além de ter vencido as eleições presidenciais, Barack Obama vê o seu partido, o Partido Democrata, vencer as eleições para a Câmara dos Representantes e para o 1/3 do Senado que foi a votos. Nasceu destas eleições uma nova América política que, espera-se, seja de uma nova política para os Estados Unidos da América e para o Mundo.
.
Este quadro político é, sem dúvida, uma garantia de que Barack Obama não terá uma oposição forte à sua Administração. Mas também poderá querer dizer que o seu partido se sente politicamente forte e capaz o suficiente para «exigir» algumas concessões à sua Administração - espero que não à sua política.

Se será esperado que figuras como Al Gore ou Hillary Clinton venham a fazer parte da Administração Obama (os resultados das «legislativas» parece tornar isso uma espécie de inevitabilidade - Hillary Clinton pode[rá] ir para speaker da Assembleia dos Representantes ou para a presidência do Senado e assim permanecer uma reserva democrata no plano da Administração), não é menos certo que outras figuras iminentes da constelação política democrata venham a fazer parte do universo de eleitos para a reconstrução dos Estados Unidos da América. Isso em detrimento dos independentes e que poderá constituir uma espécie de brain drain do projecto de Barack Obama para a grande nação americana que, certamente, sonha.

Mas Barack Obama pode surpreender-nos, mais uma vez.
.
  • Imagem: Mapa dos resultados presidenciais in CNN.com

8 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Olha que não é bem assim. A grande luta poderá ter começado agora porque o partido democrata não é homogéneo e tem uma ala tão conservadora ou mais do que o partido republicano. Depois, temos os capitalistas que controlam alguns senadores. O telefone vai começar a tocar em Washington, porque não há almoços grátis. Mas, numa coisa concordo. Obama tem a capacidade para surpreender-nos de novo.

Unknown disse...

www.krioloroots.com
kriolo_roots@hotmail.com

Anónimo disse...

Atençao com esta "Obamania"!! Ninguem encara a possivel queda do anjo... devemos também ter isso em conta porque as coisas sao muito mais complicadas do que o quadro que todos pintam.

Virgilio Brandao disse...

Redy, vamos esperar e ver.

Ariane, estiveste a ler «A Queda de um Anjo» de Camilo Castelo Branco? Se não, lê, lê...

Anónimo disse...

Fazia referência a imagem!! Tenho em casa ha muitos anos mas nao era das minhas leituras prioritarias. Sabes sou uma franco!! LOL! Acumulam-se os livros a ler e reler...

Virgilio Brandao disse...

Ariane, entendi à primeira. Por isso referi esta obra de Camilo, pois trata de política...

Sei, sei... e tens imensa coisa coisa bela para entreteres a alma.

Anónimo disse...

A alma nao, o espirito!! Sei que entendes les infimes nuances. Sim, muitas belas leituras ...

Virgilio Brandao disse...

De todo Ariane, de todo.

Dia bom